25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jovem morre com suspeita de meningite em São Carlos

Jovem morre com suspeita de meningite em São Carlos

30/08/2012 12h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Jovem morre com suspeita de meningite em São Carlos

Hícaro Fernando Fallaci Romera, de 27 anos, foi enterrado na tarde de ontem em São Carlos. A causa da morte ainda não foi identificada pela Vigilância Epidemiológica da cidade. O jovem foi vítima de uma doença hemorrágica. Especula-se que o jovem tenha sido vítima de uma meningococcecemia (infecção generalizada), que é uma infecção generalizada com agravamento de todos os quadros característicos da meningite.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, o jovem deu entrada com hemorragia nos olhos e manchas pelo corpo por volta das 10h30 da última terça-feira e por volta das 11h45 foi diagnosticado como morto pela equipe médica, com sintomas suspeitos de diagnóstico de meningococcemia, causada pela bactéria Neisseria meningitidis

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura relatou que o jovem foi atendido diretamente no Serviço Médico de Urgência (SMU) da Santa Casa e foi internado com quadro de choque hemodinâmico associado à síndrome febril.

“Na Santa Casa o paciente foi acolhido e nos primeiros exames realizados confirmaram a suspeita de meningococcemia. Lamentavelmente a doença evoluiu rapidamente para o óbito”, relata o texto. 

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos foi notificada pela Santa Casa na noite de terça-feira, sobre a suspeita de meningococcemia. O corpo foi encaminhado para necropsia no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de do hospital estadual de Américo Brasiliense. O laudo será definido após a necropsia e a notificação oficial da doença será feita na declaração do óbito.

Se confirmado, esse será o primeiro caso de meningococcemia registrado no município em 2012, portanto não caracterizando surto ou epidemia. Na nota, a Prefeitura afirmou que os nove profissionais de saúde que atenderam o rapaz e a família composta por pai, mãe e dois irmãos receberam uma dose de antibióticos como forma de bloquear a bactéria possível causadora da doença.

A reportagem foi até a casa do jovem para falar com a família, mas uma irmã afirmou que não tinha como nos atender e pediu para que passássemos outro dia.

No entanto, relatos de funcionários da Santa Casa revelam que o jovem começou a sentir febre e dores de cabeça e pelo corpo e se automedicou como se estivesse gripado. Durante a noite teve muito suor e na manhã seguinte a família percebeu que ele havia piorado e o encaminhou para a Santa Casa.

Procuradas pela reportagem do Primeira Página, a assessoria de imprensa do hospital estadual de Américo Brasiliense e a Diretoria Regional de Saúde, em Araraquara, que responde pela Vigilância Epidemiológica estadual, afirmaram que só a Vigilância Epidemiológica do município trataria do assunto.

 

Equipe médica encontrou o rapaz com quadro gravíssimo

Para o diretor técnico da Santa Casa, o médico Afonso Thadeu Pannacci, o quadro hemorrágico apresentado por Hícaro Fernando Fallaci Romera na manhã da última terça-feira leva à suspeita de meningococcemia.

“Existem outras doenças que também provocam hemorragia como dengue e febre maculosa, inclusive a meningite. O laudo só será fechado com o resultado dos exames que serão feitos pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do hospital estadual de Américo Brasiliense”, relatou.

A médica infectologista Ana Lúcia Bernardo Soares, que acompanhou o atendimento do rapaz na Santa Casa, afirmou que o caso foi muito rápido e gravíssimo. “A possível doença (meningococcemia) acontece com casos esporádicos e isolados hoje em dia. Em alguns casos não se evolui com tanta gravidade, é possível salvar o paciente. A equipe de cinco médicos e outros quatro enfermeiros fez de tudo para salvar o rapaz. Eles não desistiram até o último momento”, afirmou.

Ana Lúcia disse ao Primeira Página que agiu durante o atendimento com a prevenção da família e da equipe médica. Ela também conversou com os pais do rapaz e relatou que Hícaro teve febre na tarde e durante a noite e madrugada a febre aumentou e ao chegar à Santa Casa ele já estava em choque séptico fulminante.

“Toda a equipe ficou sensibilizada com a morte do rapaz já que tudo que se sabe, conhece e existe na medicina não se conseguiu controlar a bactéria”, afirmou.

 

 

Residentes em São Carlos

 

Meningococcemia

Ano 2007 = 2 casos em crianças de 2 anos = não foram a óbito

Ano 2008 = 2 casos sendo 1 criança de 6 anos e outro de 16 anos que foi a óbito = 1 óbito

Ano 2010 = 3 casos sendo 1 menor de 1 ano e 2 de 1 ano de idade = não foram a óbito

 

Meningococcemia com Meningite meningocócica:

2007 = 2 casos sendo os 2 em menores de 1 ano

2008 = 1 caso em criança de 2 anos

2009 = 1 caso = pessoa com 59 anos

2010 = 1 caso = 31 anos que foi a óbito = 1 óbito

2012 = 1 caso = 39 anos

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x