20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Leite deve ser consumido com moderação

Leite deve ser consumido com moderação

30/03/2012 17h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Leite deve ser consumido com moderação

Após a amamentação, o homem é o único mamífero que consome leite, hábito que se tornou possível após a revolução agrícola (há cerca de 10 mil anos), através da domesticação dos animais. Estudos apontam que em torno de 70% da população adulta mundial apresenta intolerância à lactose – dificuldade ou impossibilidade de digerir o açúcar do leite, que causa diversos efeitos adversos de ordem gastrointestinal –, fato que nos leva à questão: beber leite é um hábito saudável?

É válido frisar que tanto nutricionistas quanto pediatras concordam que as características nutricionais do leite materno e do leite bovino são diferentes e, portanto, a amamentação deve ser mantida até que a criança tenha, pelo menos, um ano de idade. Porém, o consumo de laticínios na idade adulta deve ser comedido.

De acordo com a nutricionista, Giovanna Maffei, não há uma conduta fechada quanto ao consumo de leite, já que cada organismo reage de determinada maneira e, portanto, existem pessoas que toleram a substância e outras não. “Não devemos ser radicais e falar que ninguém deve consumir leite, esta não é a proposta, mas podemos fazer algumas afirmações diante do que já foi estudado cientificamente. Como nutricionista, procuro mostrar para meus pacientes que o leite de vaca é de difícil absorção pelo nosso organismo”, explica.

Segundo ela, o leite tem proteínas de difícil digestão, inclusive, algumas que não são digeridas por nenhum ser humano, o que explica o fato de grande parte da população mundial apresentar intolerância à lactose. “Alguns estudos científicos relacionam o consumo elevado de leite de vaca com o surgimento de doenças inflamatórias como otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite, amidalite, esofagite. Além disso, apesar de possuírem um Índice Glicémico (IG) baixo, ou seja, não provocam um aumento acentuado da glicemia, aumentam muito a liberação de insulina pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina”, alerta Maffei.

A nutricionista afirma que o leite de vaca é rico em cálcio, porém existe uma gama de outros alimentos que também possuem esse mineral em abundância, como é caso dos vegetais verdes escuros e peixes como a sardinha e o atum, por exemplo. Maffei sugere, portanto, que as pessoas não ultrapassem a porção diária de um copo de 250 ml de leite, pois, dessa maneira, elas evitam complicações metabólicas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x