26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Maioria jovem gera dois mundos diferentes em São Carlos

Maioria jovem gera dois mundos diferentes em São Carlos

09/11/2011 17h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Maioria jovem gera dois mundos diferentes em São Carlos

De acordo com os dados do  último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que,em São Carlos, a maioria dos habitantes possuem de20 a34 anos, representando mais de 58 mil habitantes, ou seja, 26,5% da população local. A pesquisa leva em conta os jovens que residem a mais de um ano na cidade. Cerca de 20 mil jovens são estudantes da USP e UFSCar. Este cenário apresenta dois mundos diferentesem São Carlos.

Segundo o professor Jorge Oishi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este alto índice de jovens se deve a aspectos específicos como as universidades instaladas na cidade.

“São Carlos é uma cidade que apresenta duas universidades interessantes e isso acaba atraindo os jovens, que vem estudar aqui, a permanecer e construir seu futuro profissional”, relata o professor.

Segundo Oishi, esse alto índice também é motivado pelo avanço de desenvolvimento de São Carlos, pois faz o controle natural de natalidade. “A população infantil cai à medida que o país avança e isso é um fenômeno que acontece em todas as cidades de destaque”. Ele afirma que a população idosa também apresenta um crescimento, em comparação as últimas pesquisas.

“As pessoas tem um maior poder aquisitivo e isso com certeza gera empregos, as pessoas consomem mais, movimenta mais a economia, os estudantes procuram mais moradias. Enfim, é todo um conjunto estrutural que é movimentado acerca dessa maioria de jovens”, comenta o representante da reitoria da UFSCar sobre a influência dessa população nessa especifica faixa etária.

O OUTRO LADO – Há também uma situação de incomodo social quando se fala de jovens que estão na outra extremidade da ponta, ou seja, por necessidade buscam o primeiro emprego cedo, e tendem a estudar a noite. Para o professor e sociólogo Marcos Roberto de Alcântara, as necessidades dos jovens ultrapassam os muros das universidades. “Como é a cidade dos jovens da periferia, dos jovens que não estão nas universidades públicas. Dos jovens que buscam o primeiro emprego”, questiona.

Alcântara vê com preocupação as faltas de políticas públicas culturais e de renda. “São Carlos tem carência em cultura popular para os jovens da periferia. Com essa carência vemos o acumulado de jovens nos finais de semana, em grupos, alto consumo de álcool. Isso acontece porque não é oferecido um espaço para eles, não há nada de concreto”, explica.

Além disso, o sociólogo afirma que problemas para se encontrar o primeiro emprego. “Ter uma cidade jovem apresenta problemas, entre eles será que há ou haverá empregos para essa mão de obra que surge”?

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x