25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mais de 100 disputam vagas do Conselho Tutelar

Mais de 100 disputam vagas do Conselho Tutelar

16/06/2019 08h22 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Mais de 100 disputam vagas do Conselho Tutelar

Candidatos enfrentarão rigoroso processo de seleção para se tornarem aptos  a lidar com os desafios do cargo

Aumentou o número de pessoas interessadas em atuar como conselheiro tutelar em São Carlos. No processo de escolha realizado em 2015 foram  registrados 76 inscritos. Este ano, foram 106. Até agosto, os candidatos vão enfrentar uma longa e rigorosa seletiva, que prevê, entre outras exigências,  apresentação de documentos;  participação em curso de preparação;  desempenho mínimo em prova de conhecimentos específicos e  avaliação psicodiagnóstica para só depois serem considerados aptos a disputar o voto da sociedade. O processo deve ser concluído em outubro e a posse dos novos conselheiros, para o mandato de 4 anos,deve ocorrer apenas em 2020.
Serão preenchidas 10 vagas  titulares e suplentes, com salário de R$ 4, 2 mil. Os atuais conselheiros podem tentar voltar ao cargos, desde que participem novamente de todas as fases da seletiva.  Os escolhidos terão pela frente o desafio de  zelar pelo cumprimento da lei  e lidar com casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.
Uma comissão está responsável pelo processo de escolha dos novos conselheiros. Segundo os integrantes do grupo, o formato da seleção foi pensado para filtrar  e habilitar  os perfis mais aptos a encarar  os desafios pertinentes ao cargo. O secretário da Infância e Juventude, Paulo Wilhelm de Carvalho, lembra que  o Conselho Tutelar é um órgão fiscalizador e seus membros respondem diretamente ao juiz. Diz ainda que o conselheiro é um agente político, cujo trabalho não tem vínculo celetista, trabalha em regime de plantões e pode ser convocado a qualquer momento. A remuneração,portanto,seria proporcional às exigências da função.
Atualmente, São Carlos conta com duas unidades do Conselho Tutelar, que atuam em diferentes áreas geográficas,  o que devem ser revisto para o próximo mandato. Segundo Carvalho, o número está de acordo com o que é estabelecido pelo  Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que é de um conselho para cada  100 mil habitantes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x