26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mais de 2.500 atendimentos são realizados por semana

Mais de 2.500 atendimentos são realizados por semana

02/03/2012 18h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mais de 2.500 atendimentos são realizados por semana

Atualmente, a Farmácia Municipal de Ibaté, coordenada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica, atende cerca de 550 pessoas por dia. Para atender a demanda, a população conta com três pontos de atendimento localizados em bairros estratégicos da cidade.

A farmacêutica responsável pela farmácia localizada no bairro São Benedito, Juliane Sardi, conta que só neste posto de atendimento são atendidas cerca de250 a300 pessoas, por dia. “No Jardim Icaraí são aproximadamente 100 e no Jardim Cruzado uma média de 150. Estes números são de atendimentos realizados por dia, um número bastante expressivo”, comenta a farmacêutica.

Os medicamentos distribuídos, gratuitamente pelas farmácias municipais, podem ser retirados por qualquer munícipe desde que tenha uma receita fornecida após consulta realizada na rede municipal de saúde, ou seja, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante que a população saiba que apenas aqueles pacientes que passaram por consulta no SUS podem retirar o medicamento, pois atendemos muita gente que vem com receitas de consultas particulares e outros sem receitas”, explica Juliane.

Nas farmácias municipais são encontrados medicamentos para diabetes, controle de pressão, hipertensivos, anticoncepcionais, para doenças respiratórias, saúde mental, entre outros. “Não temos todos os medicamentos encontrados na rede particular de farmácias, na maioria, trabalhamos com medicamentos básicos com distribuição totalmente gratuita”, acrescenta a farmacêutica.

O posto de atendimento localizado no bairro São Benedito aguarda a mudança de local que facilitará no atendimento ao público que será no mesmo complexo onde já funciona o Departamento de Assistência Social, o Conselho Tutelar e a Vigilância Sanitária do município.

Para a retirada do medicamento, é necessária apresentação da receita fornecida pelo médico. No caso de medicamentos controlados o paciente deve apresentar a receita e mais um documento. “Medicamento comum, de uso contínuo, é só levar a receita. Normalmente, todos os medicamentos procurados pela população são encontrados”, explica a farmacêutica.

As farmácias municipais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A do bairro São Benedito, fica na rua Visconde de Pelotas, 137. Já a do Jardim Cruzado fica na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na rua Benedito Barreto, 207 e a do Jardim Icaraí no PSF da rua Orestes Delponte, s/nº.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x