26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Matsuri leva 20 mil para a praça do Mercado

Matsuri leva 20 mil para a praça do Mercado

14/05/2012 19h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Matsuri leva 20 mil para a praça do Mercado

Quem passou pelo centro de São Carlos no último final de semana não teve dúvida do que acontecia. O Matsuri já é consagradamente o maior festival japonês de São Carlos. Em sua 5ª edição, o São Carlos Matsuri teve início na última sexta-feira (11), e encerrou na noite do domingo (13), com diversas atrações culturais, barracas de comidas típicas e músicas. 

 

Realizado pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Pró-Memória, com apoio da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira Kodomo no Kai, da Associação São Carlos Kendo e Beisebol e do Softbol da UFSCar, estima-se que o festival tenha reunido cerca de 20 mil pessoas na Praça do Mercado nos três dias de evento.

A abertura do Matsuri, palavra japonesa para designar festa ou festival, contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito, Emerson Leal, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo e da presidente da Associação Nipo Brasileira de São Carlos, representando a comunidade japonesa local, Neusa Kurimori, entre outros apoiadores do evento.

Ao todo, a festa reuniu 36 barracas de comidas e bebidas típicas do Japão e artesanato oriental, enfatizando as características do evento e solidificando a organização e participação dos grupos japoneses nos eventos promovidos pela Prefeitura.

“Mais uma vez, a região da baixada do Mercado Municipal sediou um evento com sucesso de público. Estamos trabalhando na revitalização do centro, como já fizemos com a Praça, para que seja um local de ponto de encontro de atividades culturais da nossa cidade. O local tem garantido um bom público, o que gera um bom retorno para a cidade”, destacou o prefeito.

Sobre o festival, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, enfatizou a participação de todas as etnias em um evento japonês. “O festival Matsuri é um evento que enfatiza a cultura japonesaem São Carlos, mas que acaba agregando pessoas de culturas diferentes, pois além de ser um evento gratuito, é feito ao ar livre na praça da cidade”.

Na ocasião foi lançado o documentário “A Associação Nipo-Brasileiraem São Carlos”. Neusa Kurimori recebeu das mãos do prefeito Oswaldo Barba um DVD, e aproveitou para convidar todos os presentes para conferir a exposição “A presença Japonesaem São Carlos” que está na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Cultura, na Praça Antônio Prado, s/nº, até março de 2013 e que fica abeta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x