20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > MEC reconhece curso de Engenharia Ambiental a distância

MEC reconhece curso de Engenharia Ambiental a distância

04/06/2013 18h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
MEC reconhece curso de Engenharia Ambiental a distância

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 3 de junho, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 244, de 31 de maio de 2013, que reconhece o curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na modalidade de Educação a Distância (EaD). No último dia 23 de maio, já havia sido publicado parecer favorável do MEC sobre os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Musical.

 

Os resultados positivos dos processos de avaliação necessários para o reconhecimento dos cursos pelo MEC vêm confirmar a qualidade da formação que a UFSCar tem oferecido aos seus alunos na modalidade a distância. “A finalização desse processo reitera que estamos fazendo um excelente trabalho, tanto na gestão da EaD quanto na parte pedagógica”, afirma o professor Daniel Mill, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFSCar.

A professora Aline Reali, Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar, também comemora o reconhecimento dos cursos pelo MEC e reforça a importância desse momento para a Universidade e para os alunos. “O nosso modelo de EaD tem servido de referência para outras instituições do País e, agora, o MEC comprova que estamos mesmo no caminho certo”, afirma.

A qualidade dos cursos de graduação a distância da UFSCar já vinha sendo destacada por especialistas, mas, até então, o processo de reconhecimento pelo MEC ainda não havia sido finalizado. Como no caso da Licenciatura em Pedagogia citada por Bernardete Gatti, uma das maiores pesquisadoras em formação docente do Brasil, como exemplo de iniciativa de formação de professores com “ótimos resultados”, em entrevista ao portal do movimento “Todos pela Educação”. Aliás, o próprio MEC já havia considerado “de excelência” o curso de Pedagogia a distância da UFSCar.

No que se refere ao curso de Engenharia Ambiental, que acaba de ser reconhecido pelo MEC, é o primeiro na área de Engenharia ofertado por uma Instituição Pública de Ensino Superior na modalidade a distância no Brasil. Seu objetivo principal é formar profissionais para atuar na conservação, preservação e manejo dos recursos ambientais conforme a legislação específica, desenvolver projetos de controle aos impactos ambientais, auxiliar na recuperação de áreas degradadas e em projetos de reflorestamento e desenvolver estratégias de educação ambiental. O egresso do curso de Engenharia Ambiental da UFSCar é um engenheiro com sólida formação profissional, capacitado para uma atuação crítica e reflexiva, tanto científica como tecnológica ou sociológica, em relação ao meio ambiente.

 

O próximo Vestibular para os cursos de graduação a distância da UFSCar será realizado, provavelmente, no próximo mês de setembro, com inscrições a partir de agosto. Saiba mais sobre os cursos em www.sead.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x