20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Menos de 2% da população doa sangue

Menos de 2% da população doa sangue

20/12/2011 09h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Menos de 2% da população doa sangue

O Banco de Sangue da Santa Casa apresenta, desde o começo de dezembro, queda de mais 10% nas doações. A situação tende a se agravar até o final de janeiro, período de férias, época em que o estoque apresenta menores índices.

A Santa Casa é referência para cinco cidades da microrregião de São Carlos, por conta disso, é preciso que haja uma doação constante para alimentar seu Banco de Sangue, tarefa que tem se mostrado difícil, uma vez que menos de 2% da população são-carlense é doadora.

“O número de doadores está abaixo do considerado ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e reflete o atual panorama nacional em relação à doação de sangue. Ainda mais nesse período, entre o final de novembro e o começo de janeiro, quando as doações caem vertiginosamente. Tanto que a legislação foi alterada, para ampliar a faixa-etária dos doadores”, explica Vanessa de Freitas Takakura, coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa.

A alteração a que ela se refere é uma portaria, emitida pelo Ministério da Saúde, onde a faixa etária para doação é estendida de 18 a 65 anos 16 a 67 anos. “O Ministério percebeu a situação e movimentou-se de forma a tentar lutar contra o problema e a solução encontrada foi aumentar ampliar a faixa-etária dos doadores. Contudo, para o menor poder doar, é preciso que o responsável legal vá até o Banco de Sangue e autorize a doação”, aponta Vanessa.

Outro ponto destacado pela coordenadora é a necessidade da doação regular, para que os estoques mantenham-se sempre estáveis. O ideal, destaca, é que sejam realizadas 25 doações por dia, de segunda a sábado, índice dificilmente alcançado, e que haja variedade estocada, por conta da demanda.

SERVIÇO – Para ser doador, o indivíduo deve ter entre 16 e 67 anos de idade, não apresentar problemas de saúde (se fizer uso de alguma medicação deverá trazer o nome anotado), pesar 50 quilos ou mais e não estar em jejum; é necessária a apresentação de um documento com foto (RG ou CNH). Os interessados devem se dirigir ao Banco de Sangue, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h. Mais informações: (16) 3509-1230.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x