25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Modalidade de crédito pessoal ganha mercado

Modalidade de crédito pessoal ganha mercado

29/03/2012 11h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Modalidade de crédito pessoal ganha mercado

A Caixa Econômica Federal já registrou, de 2 de janeiro a 27 de março deste ano, R$ 8,73 milhões contratados pelo crédito aporte. As contratações em São Carlos já passam dos R$ 1,4 milhão neste ano. O modelo usado para a linha de crédito pessoal exclui do contrato a destinação específica para qual o recurso será usado, mas exige em contrapartida o imóvel do contratante como garantia. O valor representa um crescimento de 366% em relação ao mesmo período do ano passado, na região de São Carlos.

Para o comerciante Carlos Alberto do Nascimento, que atua no ramo de lanchonete, ter optado pelo modelo possibilitou a ampliação dos negócios e a aquisição de uma área ao lado de sua lanchonete. “Eu precisava modernizar meu atendimento e incluir no cardápio os pastéis. Usar esse modelo de crédito facilitou, já que não preciso da figura do fiador e eu mesmo me responsabilizo pelo empréstimo”, declarou.

O crédito aporte é uma modalidade de empréstimo conhecida no mercado como Home Equity, refinanciamento de imóveis ou sem destinação específica. A linha de crédito é comum em países desenvolvidos e vem ganhando força no Brasil. “O produto possui ótima procura por empreendedores que buscam crescimento de seus negócios e por clientes que usam a operação para investir, reformar imóveis ou até quitar dívidas mais caras”, comentou o diretor executivo de Pessoa Física da Caixa, Édilo Ricardo Valadares.

O economista Luciano Albuquerque, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), avalia que o crescimento desse modelo de linha de crédito se dá muito pela modernização da economia brasileira que hoje está globalizada. “Pego como exemplo um comerciante que tem seu imóvel e precisa dar um upgrade em seu comércio, para ele é mais fácil lançar mão de um bem próprio como garantia ao banco que ter de cair no empréstimo formal que traz uma série de pré-requisitos para se ter acesso à linha de crédito”, declarou.

Em 2011, a Caixa, por exemplo ampliou as condições para o crédito aporte. O prazo máximo de contratação foi ampliado de 120 para 180 meses, permitindo ao cliente contratar um crédito maior, ou pagar uma prestação mensal menor, reduzindo o impacto no seu orçamento. Além disso, o imóvel único também passou a ser aceito como garantia, assim como o imóvel rural.

CONDIÇÕES – No aporte oferecido pelo mercado, o crédito pode chegar a até 70% do valor de avaliação do imóvel e não há limite máximo de valor para o empréstimo ou do valor de imóvel. O prazo máximo é de até 180 meses e as taxas variam de 1,35% a 1,76% ao mês, mais Taxa Referencial (TR). São aceitos como garantia da operação imóvel residencial, imóvel comercial ou terreno e imóvel rural.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x