18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Morre o sindicalista Antônio Cabeça Filho

Morre o sindicalista Antônio Cabeça Filho

27/04/2012 09h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Morre o sindicalista Antônio Cabeça Filho

Morreu na manhã de ontem, 26, aos 76 anos, o sindicalista e ex-vereador, Antônio Cabeça Filho. Ele sofreu um mal súbito, após problemas de pressão arterial e faleceu em sua casa, na região do Tijuco Preto. No início dos anos 1980 do século 20, Cabeça foi candidato a prefeito.

O prefeito Oswaldo Barba decretou luto oficial de três dias pela morte do sindicalista. O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Edson Fermiano (PR), declarou luto oficial por três dias, em homenagem ao ex-vereador e também ex-presidente da Casa. O Sindicato dos Metalúrgicos também declarou luto pelo seu fundador.

Foi o único são-carlense anistiado politicamente pelo governo federal por ter sido preso e torturado durante a ditadura militar. O corpo foi velado no Cemitério Nossa Senhora Carmo a partir das 12h. No final da noite, a família viajou para São Paulo para a cremação do seu corpo.

Graças à luta de Cabeça Filho, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté surgiu em 1961. No livro “Matizes de uma Luta”, o advogado José Roberto de Andrade Paino afirma que as reuniões que gestaram a entidade sindical eram feitas nos porões da Catedral com as bênçãos do padre Antônio Tombolato. Hoje é o mais forte e representativo sindicato de São Carlos e região.

Em 1968, o sindicato teve seu grande embate na luta dos trabalhadores do Frigorífico São Carlos do Pinhal pelo recebimento de seus direitos. A empresa, da família Fialdini, não pagava os salários de seus 460 funcionários havia meses. Uma passeata foi reprimida pela ditadura militar e São Carlos foi cercada pelas Forças Armadas, sendo que vários líderes do movimento foram presos. O fato é narrado em “Matizes de uma Luta” e também virou filme, no documentário “1968”, dirigido pelo cineasta João Carlos Massarollo.

Para Erick Silva, atual presidente do sindicato, a importância da fundação da entidade por Cabeça Filho deve ser valorizada. “O maior e mais importante sindicato da região perdeu hoje o seu fundador e toda a categoria tem consciência de sua importância e de sua historia”, destacou.

VIDA SINDICAL – Cabeça Filho participou de 11 Congressos Nacionais da Categoria Metalúrgica e 11 Conclaves Estaduais. Participou também de 9 Congressos de Trabalhadores de outras categorias sindicais, realizados em diversos Estados da Federação, e teve ainda participação em 3 Congressos Estaduais sobre Legislação Previdenciária, promovidos pelas Federações Estaduais de Trabalhadores.

Em 1962, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Matão, no estado de São Paulo. Já em 1963 fundou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Carlos.

Na política era um dos fundadores do Partido Pátria Livre (PPL) e membro da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil). Como sindicalista viajou por vários países, como a ex-União Soviética, Israel, Colômbia, Estados Unidos e Cuba, entre outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x