26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Municípios recebem curso do Ibama

Municípios recebem curso do Ibama

27/03/2012 22h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Municípios recebem curso do Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza nos dias 26 e 27, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), o curso “Educação Ambiental para Prevenção de Queimadas e Incêndios Florestais”.

A abertura do evento nesta segunda-feira (26) contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do coordenador estadual do Prevfogo/IBAMA, Celso Luiz Ambrósio, do coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, da presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, e da diretora de Gestão da Fesc, Dora Matheus.

Este curso tem por objetivo formar multiplicadores ambientais capacitados na temática do efeito do fogo nas mudanças climáticas e ações de prevenção.

“O curso foi solicitado pelo prefeito Oswaldo Barba, que é presidente da Amesc (Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos), junto ao Ministério do Meio Ambiente. Cada cidade poderá indicar três professores para participar da atividade”, afirmou a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

A Amesc é composta pelas cidades de Analândia, Brotas, Itirapina Descalvado, Dourado, Porto Ferreira e Dois Córregos. “Essa é a primeira vez que o Ibama ministra um curso, de tamanha relevância para a preservação das florestas e matas,em São Carlos”, explicou o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Os responsáveis pela formação dos professores são do Núcleo de Comunicação e Educação Ambiental do Centro Especializado Prevfogo, do Ibama. Celso Luiz Ambrósio, coordenador estadual do Prevfogo/Ibama, é o responsável local pela organização do curso. Ele visitou as secretarias de Educação dos municípios da Amesc apresentando o curso. A Coordenadoria do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e a Escola de Governo da Prefeitura apoiam o curso.

O prefeito Oswaldo Barba agradeceu ao Ibama por ter atendido sua solicitação de realização do curso, destacando que São Carlos desenvolve uma série de ações com o objetivo de preservar o meio ambiente.

“Nós desenvolvemos diversos programas, no âmbito do município, voltados ao meio ambiente. Temos o incentivo do IPTU Verde, que oferece desconto para quem tem área permeável e árvore na frente da casa, o Disque Árvore, onde o cidadão liga e solicita uma muda para plantar na frente da casa, o plantio de árvores em diversos pontos da cidade, em especial na região de rios e córregos, além de usina de reciclagem de resíduos da construção civil”, concluiu Barba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x