26 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Museu TAM recebe 300 pessoas por dia

Museu TAM recebe 300 pessoas por dia

18/06/2013 22h24 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Museu TAM recebe 300 pessoas por dia

O presidente do Museu da TAM, João Francisco Amaro, afirmou ao Primeira Página que o acervo de aeronaves históricas recebe, diariamente, uma média de 300 visitantes. Ele ressalta que na última sexta-feira, 14 de junho, o museu recebeu, até às 14h, 400 visitantes. “Estamos com uma demanda muito grande”. Amaro se anima com a proximidade de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Serão megaeventos que trarão milhares de turistas para nosso país. Virá para cá muita gente de bom gosto e que fará questão de visitar nosso museu. Estaremos prontos para recebê-los”, avisa ele. 

 

O Museu TAM, anteriormente denominado Museu Asas de um Sonho, é o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu era o grande sonho do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador e presidente da TAM Linhas Aéreas, e de seu irmão João Francisco Amaro. Ele foi inaugurado experimentalmente no dia 11 de novembro de 2006 no distrito de Água Vermelha em São Carlos, anexo ao Aeroporto de São Carlos (MRO TAM).

O espaço foi aberto com 32 aeronaves e hoje abriga quase 100. Entre os destaques estão o Lockheed Constellation da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagens entre continentes, réplicas do 14-Bis e do Demoiselle, modelos construídos por Santos Dumont, o caça alemão Messerschmitt Bf 109, utilizado na Segunda Guerra Mundial e os holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100, que foram utilizados pela companhia. A inauguração também fez parte das comemorações dos 150 anos da cidade de São Carlos.

O Museu esteve em reforma, iniciada em julho de 2008, para expandir sua antiga área construída coberta de 9,5 mil m² para mais de 20 mil m², entre as 74 aeronaves expostas, de um total de 96, e muitas novidades estão o hidroavião Jahu, o caça Mirage III, o avião brasileiro Regente (que fará parte de uma Galeria dos Aviões Brasileiros), e outros. A reabertura do museu, foi em 13 de junho de 2010.

O acervo do museu conta atualmente com 115 aeronaves históricas em um galpão totalmente remodelado, sendo que no momento estão expostas para visitação 81 aeronaves, as outras 34 estão processo de restauro ou para restaurar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x