8 de Março de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Na reta final das compras, PM pede atenção de consumidores

Na reta final das compras, PM pede atenção de consumidores

17/12/2015 23h10 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Na reta final das compras, PM pede atenção de consumidores

Nos dias que antecedem ao Natal, a Polícia Militar faz o alerta. Com o fluxo maior de pessoas pelos centros comerciais, o consumidor precisa ficar atento para não ser alvo dos bandidos. Mesmo sem uma estatística exata sobre os números de furto no período, o noticiário tem trazido todos os dias as ações dos chamados ‘batedores de carteira’, indivíduos que aproveitam instantes de distração do consumidor para furtarem bolsas carteiras e hoje, com a tecnologia em voga, os smartphones.

“Nós trabalhamos com o reforço do efetivo. Ampliamos a presença da polícia nos principais corredores comerciais, melhorando a sensação de segurança”, disse o tenente-coronel Alexandre Wellington de Souza.

Além dos policiais militares do efetivo administrativo, os policiais da Atividade Delegada e da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem). “Temos o patrulhamento de duas rodas [Rocam] que reforçam o policiamento de rotina para evitar os furtos e roubos”, garante o tenente-coronel.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), José Fernando Domingues, a iniciativa é essencial onde há o maior número de lojas reunidas. “A segurança é uma preocupação constante dos comerciantes e da Acisc, mas certamente, ela se acentua nessa época do ano, devido à maior movimentação de pessoas e pelo horário de trabalho estendido. Daí a necessidade de solicitarmos o respaldo da PM e da Guarda Municipal”, justifica.

DICAS – O tenente-coronel Wellington dá algumas dicas de segurança ao consumidor. Ao estacionar o veículo, o consumidor deve procurar espaços em que haja maior fluxo de pessoas e local bem iluminado. “Se puder pagar estacionamento, melhor. Estes locais têm seguro”, explica.

Para as mulheres, que costumam transportar bolsas, a orientação é posicioná-las à frente do corpo. “O dinheiro eletrônico [cartões] é a melhor opção para compras”, garante o tenente-coronel. Aos empresários, a PM também passa dicas. “O comerciante não deve estabelecer uma rotina. A sangria dos caixas deve ser realizada em vários momentos do dia”, recomenda.

 

 

 

Dicas de segurança:

– Só faça pagamentos com dinheiro se o valor for baixo;

– Evite abrir a carteira na frente de outras pessoas;

– Evite usar roupas e joias que despertem atenção;

– Evite colocar carteira ou dinheiro nos bolsos de trás de sua calça;

– Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas;

– Computadores portáteis devem ser transportados discretamente. Evite as típicas maletas para notebooks e esteja sempre atento. Seguro deste tipo de equipamento pode ser uma boa alternativa;

– Cuidado ao atender seu celular nas ruas e grandes centros comerciais. Verifique antes se não há ninguém ao seu lado;

– Ao fazer compras em locais de grande circulação de pessoas, mantenha as crianças sempre próximas e ensine seus filhos a conhecerem seu próprio nome, sobrenome, apelido, idade, local onde residem e telefone. Coloque esses dados, através de cartão, nos bolsos ou escreva internamente nas roupas das crianças;

– Se você notar que está sendo seguido, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para a Polícia Militar (tel. 190).

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x