24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Natal amplia congestionamentos no centro

Natal amplia congestionamentos no centro

10/12/2011 10h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Natal amplia congestionamentos no centro

Desde a semana passada, o trânsito na região central da cidade teve um aumento considerável de veículos e até mesmo pedestres. O principal motivo é o comércio de fim de ano que atrai a população.

Algumas vias, como a avenida São Carlos, na altura do calçadão ou o cruzamento da rua Episcopal com a rua Jesuíno de Arruda, têm feito os motoristas perderem a paciência no volante, o que segundo o consultor da área de transporte, José Bernardes Felex, diz não ser nada bom. “O motorista fica nervoso e acaba tendo mais chances de provocar acidentes, por exemplo”, comenta.

O consultor e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), hoje aposentado, dá a dica para melhorar o trânsito e não se estressar. “Há muitos anos, quando vou para o Centro, estaciono umas cinco quadras antes e vou até o meu destino. Isso porque você demora 20 minutos para chegar ao local e quando chega não tem onde estacionar. Ai gasta mais 20 minutos, ou mais, para procurar uma vaga”, explica.

Para Felex, nesta época do ano, o que acontece é que a população busca mais pela região central. “A frota de veículos em São Carlos vem aumentando, mas a estrutura da cidade se mantém a mesma coisa ou pior. Para mudar o trânsito é necessário muita vontade dos dirigentes, investimentos, planejamento e fazer obras necessárias para a circulação de todos, incluindo pedestre, automóvel, ônibus, carga de abastecimento, enfim, todo mundo precisa de uma circulação protegida”, comenta o consultor.

“Como trabalho durante o dia em um local afastado do Centro, aproveitei esta semana que o comércio está ficando aberto até mais tarde para realizar algumas compras. Hoje já é a segunda vez que venho, ontem desisti porque não tinha onde parar e porque não agüentava mais ficar parado no farol”, comenta João Muniz Oliveira, administrador.

A Prefeitura Municipal de São Carlos constatou que houve aumento no fluxo na região central devido às compras de Natal e o principal motivo constatado foi a utilização de veículos para o deslocamento. O secretário de transporte e trânsito, Nilson Carneiro, explica que em função do aumento do fluxo de veículos, o número de agentes de trânsito para a melhoria da operação de trânsito foi aumentada. E para evitar transtornos, sugere, “utilizar o transporte coletivo e se utilizar o veículo próprio, procurar estacionar num raio de 800 metros da região central, evitando assim saturação de veículos nas vias”.

Felex explica que a cidade apresenta alguns problemas no trânsito, entre eles, por ter sido construída sem um plano, para ir de um lado a outro na cidade a população conta com poucas vias e vias descontinuadas.

A prefeitura também destaca que em alguns locais, como na rua Episcopal, entre a rua Treze de Maio e a rua Jesuíno de Arruda, é permitido estacionar em ambos os lados, reduzindo a capacidade da via em 50% e causando interferência á montante. Possível solução seria aos finais de semana manter a proibição de estacionamento do lado esquerdo na rua Episcopal (o que é feito de segunda a sexta-feira).

Outras vias passam por problemas de excesso de trânsito pela reduzida capacidade da via, que possui apenas uma faixa de rolamento. A solução seria aumentar a capacidade da via, retirando o estacionamento de um dos lados.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x