26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Newton participa dos 70 anos da igreja Santo Antonio

Newton participa dos 70 anos da igreja Santo Antonio

13/02/2013 11h06 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Newton participa dos 70 anos da igreja Santo Antonio

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou, na noite de sábado (9), da missa em comemoração aos 70 anos da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na Vila Prado. A celebração foi do bispo D. Paulo Sérgio Machado.

 

“Além da importância para a Vila Prado, a igreja Santo Antônio passou a ser patrimônio de São Carlos, após seu tombamento em 2009”, lembrou o deputado, que assistiu à missa ao lado do ex-prefeito Oswaldo Barba.

Outras autoridades também marcaram presença, como o prefeito Paulo Altomani, o presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Amaral e o pesquisador da USP de São Carlos, Vanderlei Bagnato, membro da Academia de Ciências do Vaticano.

O pároco responsável pela igreja, padre Márcio Gaido, recebeu o título de Cidadão Honorário de São Carlos da Câmara Municipal. “É uma justa homenagem, o padre Márcio assumiu essa paróquia em 2003 e vem realizando um importante trabalho religioso, mas também de restauração da igreja Santo Antônio”, destacou Newton Lima.

O deputado Newton Lima fez questão de reafirmar que continuará auxiliando a Paróquia de Santo Antônio a captar recursos para concluir sua restauração, agradeceu ao ex-prefeito Barba pela liberação de R$ 390 mil durante sua gestão, o que possibilitou diversas reformas, inclusive a do altar e das imagens de madeira.

 

História – Em 2009, a igreja foi tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos (Comdephaasc) como primeiro patrimônio histórico-cultural do município. Em 2010, as pinturas começaram a ser restauradas.

Antes de ser instalada no local atual, a igreja funcionou em uma pequena casa na Rua Larga esquina com a Rua Ananias Evangelista de Toledo. Em 1943, graças aos esforços do padre Roque Pinto de Barros, a capela foi elevada à paróquia e teve início a construção do templo barroco atual, inaugurado em 1949.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x