25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Nino Mengatti assume Secretaria de Trabalho com desafio de driblar o desemprego

Nino Mengatti assume Secretaria de Trabalho com desafio de driblar o desemprego

Secretário deixou a pasta de Educação em abril para concorrer à Prefeitura de Araraquara

14/01/2021 13h40 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Nino Mengatti assume Secretaria de Trabalho com desafio de driblar o desemprego Fotos: Divulgação

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos (SP), Orlando Mengatti Filho, o Nino, assumiu em 2021 o cargo após deixar em abril de 2020 a Secretaria de Educação para concorrer a prefeito em Araraquara pelo PSB.

O secretário conversou com o Primeira Página para traçar o perfil da pasta que traz desafios para driblar o desemprego que assola o País. Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostra, no terceiro trimestre de 2020, que o número de desempregados no Brasil atingiu 14,1 milhões, representado 14,6% da população apta para trabalhar, índice recorde desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

Segundo Nino, de acordo com os últimos dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), São Carlos possui um saldo positivo quanto a geração de empregos:  o saldo foi de 565 vagas, sendo 2.559 admissões e 1.994 demissões. Os destaques na geração de vagas são para o comércio com 296 vagas e depois para a indústria com 162 vagas, referindo-se ao mês de novembro.

Entretanto, o Caged mostra que no ano o saldo é negativo na cidade com menos 337 vagas (confira gráfico). Foram 18.569 desligamentos contra 18.232 admissões.

Confira a entrevista na íntegra:

PRIMEIRA PÁGINA – Diante desse quadro, qual a estratégia para amenizar o desemprego na cidade.

NINO MENGATTI – A Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda vem trabalhando com várias estratégias tendo como principal objetivo amenizar o desemprego na cidade de São Carlos, iniciando pela humanização do atendimento. As pessoas são orientadas por profissionais qualificados em todos os campos, tanto no fomento aos novos empreendedores ou na captação e divulgação das vagas de emprego, ou ainda na regularização ou emissão de documentos, como a emissão de carteiras de trabalho, verificação de pendências referentes ao seguro-desemprego, entre outros. O trabalho com a economia solidária que tem como objetivo criar atividades econômicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre seus trabalhadores, numa perspectiva de desenvolvimento local, também se caracteriza como estratégia na diminuição dos desempregados, permitindo a geração de emprego e renda. Além disso, há o investimento maciço na formação e qualificação profissional para os públicos de várias faixas etárias e interesse de atuação.

A oferta de investimento por meio do Banco do Povo e a manutenção do Cedin – Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes, também se caracterizam como estratégia para combater o desemprego.

PP – A Prefeitura tem o registro de empresas fechadas em 2020?

MENGATTI – Como medida para que seja possível ativar um registro oficial das empresas fechadas em São Carlos, a proposta é de que vários setores, como o SIM, ACISC, CIESP possam realizar um trabalho em conjunto para que esses dados possam ser sempre atualizados, visto que hoje não possuímos um cruzamento de dados e por diversas vezes o fechamento das empresas fica inicialmente apenas no âmbito de formalização dos documentos.

PP – Os programas de qualificação profissional estão em atividade? Quais são e em quais segmentos eles são aplicados?

MENGATTI – Há vários programas de qualificação profissionais ativos, estando por um período suspenso, respeitando os decretos que dispõem sobre as medidas para fins de prevenção e enfrentamento do novo Coronavírus.

Há um trabalho efetivo de encaminhamento e inserção no mercado dos alunos formados por esses programas, através da captação de vagas e parceria com as entidades.

Em 2021 há previsões de ampliação do programa, apesar da atual política de cortes. (Confira o quadro com os programas de qualificação profissional)

PP – A cidade tem traçado o perfil econômico da indústria e comércio para identificar quais setores deve investir em formação profissional?

MENGATTI – Temos a Comissão Municipal de emprego, que reúne representantes dos diversos setores empresariais e comerciais da cidade, que ajudam a traçar o perfil econômico da indústria e comércio para identificar quais setores deve investir em formação profissional.

PP – Existe alguma negociação para trazer novas empresas para a cidade?

MENGATTI – Sobre a negociação e o perfil das novas empresas para a cidade, o governo municipal como um todo atende as demandas e procura atender todos os investidores.

PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EMPREGA MAIS

O Emprega Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia voltado a promover qualificação e inserção profissional. O programa busca alinhar as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra para jovens e trabalhadores em geral. As ações estão divididas em três frentes:

– Emprega Mais Qualificação (Qualificação Profissional de Curta Duração)

Oferta de cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho. A iniciativa visa qualificar e aumentar a produtividade de trabalhadores empregados e acelerar o ingresso qualificado de jovens e de desempregados no mercado de trabalho.

– Emprega Mais Aprendiz (Qualificação Profissional para Jovens e Adolescentes);

– Emprega Mais Sine (Intermediação de mão de Obra).

PRONATEC

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego atuará normalmente em 2021 com perspectivas de ampliação de vagas. O programa funciona desde 2011, quando foi criado pelo governo federal. O programa objetiva criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda que não possuem condições de pagar por cursos técnicos.

Os cursos do Pronatec são 100% gratuitos, desde a inscrição até os materiais que são necessários para aprendizado.

VIA RÁPIDA

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região. Os cursos podem ser realizados nas Escolas Móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações.

A partir da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios, os cursos são definidos e as inscrições são divulgadas. Os interessados podem se inscrever aqui. Após a inscrição, haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, selecionados a partir dos critérios definidos pelo programa para participação nos cursos.

Jovens e adultos a partir de 16 anos;

Domiciliados no Estado de São Paulo;

Alfabetizados;

Desempregados;

Aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso.

MEU EMPREGO – TRABALHO EM EQUIPE

O programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe (Time do Emprego) tem como objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), na qual os participantes formam um “time” para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação.

O conteúdo do Time do Emprego é desenvolvido durante 12 encontros (uma ou duas vezes por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.

O público-alvo do programa são os trabalhadores que estão inseridos no Sistema Público de Emprego e Renda, desempregados há mais de 3 meses, incluindo os trabalhadores que são beneficiários do seguro-desemprego, ou jovens que estão procurando o primeiro emprego, desde que sejam maiores de 16 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x