24 de Setembro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > No frio, Prefeitura intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua

No frio, Prefeitura intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua

As pessoas em situação de rua que têm animais de estimação também tiveram os bichinhos abrigados

31/07/2021 10h25 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
No frio, Prefeitura intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

Devido à queda na temperatura, a Prefeitura de Ibaté – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Guarda Civil Municipal – adotou medidas para acolher as pessoas em situação de rua, desde a noite de quarta-feira (28).

A responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Adriana Adegas Martinelli, ressalta que as ações de enfrentamento à vulnerabilidade social já existem, porém, em épocas de frio elas são intensificadas e permanecem enquanto as temperaturas estiverem baixas.

“Seguindo a determinação do prefeito José Luiz Parella, as equipes se uniram para fazer a busca dessas pessoas em situação de rua e convidá-las para pernoitarem no nosso Albergue Noturno. Além de cama para dormir e acesso a banho quente, o acolhido recebe agasalho, jantar e café da manhã”, contou.

Adriana ressalta que os moradores que aceitaram ao convite, receberam cobertores e roupas, arrecadados através das doações da própria população, para que pudessem amenizar o frio. “O serviço de abordagem social faz o trabalho de convencimento da pessoa para que aceite o acolhimento. Nossa equipe de profissionais é composta por monitores, assistentes sociais, psicólogos e contamos com o apoio da GCMI, percorremos a cidade inteira para convencer essas pessoas a sair das ruas durante a noite e, acima de tudo, resgatar a sua cidadania”, afirmou.

Aguinaldo, que está em situação de rua, agradeceu a atenção da administração municipal. “Não tenho o que reclamar. De todos os lugares que já passei, não foi esse o tratamento que a gente está recebendo aqui. A gente tomou banho, ganhou roupa nova e alimentação. Só tenho a agradecer o prefeito, que nem conheço, mas espero um dia conhecer, e a sua equipe toda está de parabéns”, afirmou.

Outro morador abrigado, Darlei Aparecido, também fez questão de dar o seu testemunho. “Agradeço aos profissionais da Saúde, da Assistência e a Guarda Municipal. Estou sendo muito bem tratado e bem recebido. Agradeço, exclusivamente, ao prefeito da cidade por esse ato humano, por ter aberto esse espaço pra gente”, falou.

Uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar, trouxe chuva e, consequentemente, a queda na temperatura. Segundo meteorologistas do Climatempo, o pico de frio acontece entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), quando a mínima em Ibaté chegará a até -1ºC.

As pessoas em situação de rua que têm animais de estimação também tiveram os bichinhos abrigados. “Nossa equipe acolhe o animalzinho de estimação, oferece ração, água e um espaço quentinho para que eles também passem a noite em baias que foram construídas exclusivamente para esses animaizinhos”, destacou Adriana.

Zé Parrella ressalta que assistindo aos depoimentos dessas pessoas, encheu seu coração de alegria. “A prefeitura disponibilizou o espaço para que esses moradores em situação de rua pudessem se aquecer do frio e o reconhecimento deles aqueceu nossos corações. Fiquei muito emocionado com os relatos que eles deram”, afirmou. “Aproveito para parabenizar toda a nossa equipe de funcionários por abraçarem mais essa ação social em nossa cidade”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x