20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Normando participa de evento em ONG

Normando participa de evento em ONG

15/05/2012 12h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Normando participa de evento em ONG

No ultimo sábado, 12, o vereador Normando Lima esteve no Mercado Municipal a convite da ONG MID para falar sobre uma doença pouco conhecida, a Lúpus. Normando chamou a atenção para o desconhecimento da população quanto às causas e os sintomas.

 

Segundo Normando a Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

Ele explica que geralmente o lúpus desenvolve-se lentamente, com os sintomas indo e vindo. Para a maioria das pessoas o lúpus é uma doença moderada. Porém, para outras, ele pode causar problemas sérios, que precisa de tratamento, já que pode danificar órgãos e ser uma ameaça à vida se não tratado. Por isso a doença exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas.

“Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida. O lúpus não pode ser contraído de outra pessoa, sua causa é desconhecida, e de difícil diagnóstico”, destaca.

Ainda de acordo com Normando no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.

“Embora lúpus possa afetar quase qualquer órgão, para muitas pessoas a doença afeta apenas poucas partes do corpo. Por exemplo, uma pessoa com lúpus pode ter joelhos inchados e febre. Outra pessoa pode ficar sempre cansada ou ter problemas renais. Outros podem ter feridas na pele” explica.

Alguns fatores que possam estar envolvidos com o desenvolvimento da doença são: ambiente (luz solar, estresse, certos medicamentos e vírus), hormônios (lúpus é mais comum em mulheres durante a vida fértil) e problemas com o sistema imunológico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x