Novo MBA da UFSCar foca Informação, Tecnologia e Inovação para negócios
A Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para um novo curso de
especialização, o MBA em Informação, Tecnologia e Inovação para negócios,
criado em resposta à crescente demanda de profissionais capacitados para
atuação em empresas do setor de Tecnologia da Informação. As aulas estão
previstas para iniciar em março de 2020 e serão desenvolvidas em um formato
híbrido que harmoniza atividades presenciais e virtuais, com no máximo um
encontro presencial por mês, aos sábados. No total, são 550 horas, sendo 450 em
15 componentes curriculares com oito horas presenciais e 22 a distância cada,
mais 100 horas para desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso que
consistirá em projeto de inovação direcionado a contexto de aplicação real. A
previsão de duração do curso é de 18 meses, com estimativa de dedicação de
cinco horas semanais à realização das atividades virtuais.
Os 15 componentes curriculares do curso, inter-relacionados,
estão agrupados em três módulos temáticos: Informação, Tecnologia e Inovação.
No módulo Informação, os componentes curriculares são: Transformação digital e
futuro dos negócios; Dados, Informação e Inovação; Planejamento estratégico
para a inovação; Gerenciamento ágil de projetos; Gestão disruptiva de pessoas.
No módulo Tecnologia, são: Data Science e Big Data; Data Mining; Business
Intelligence; IoT e Data Analytics; Machine Learning e Deep Learning. No
terceiro módulo, de Inovação, os componentes são: Gestão da inovação; Design
Thinking e Criatividade; Modelos de negócios e inovação; Compliance e cultura
organizacional; Projeto de inovação.
Um diferencial está na busca de articulação entre o
conhecimento acadêmico e as perspectivas de mercado, que começa no desenho da
coordenação do MBA, compartilhada por sete pessoas que representam as
diferentes visões das instituições envolvidas. A Coordenação Geral é de Rogério
Aparecido Sá Ramalho, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da
UFSCar, que também está representada na Coordenação Acadêmica do módulo de
Tecnologia, a cargo de Marilde Terezinha Prado Santos, docente do Departamento
de Computação (DC) da UFSCar. Ricardo Cesar Gonçalves Sant’Ana, do campus de
Tupã da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Nanci Gardim, do Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), respondem pela Coordenação
Acadêmica dos módulos de Informação e Inovação, respectivamente. Cada um dos
módulos tem também uma Coordenação de Mercado, exercida por profissionais de
empresas parceiras. Além disso, os componentes curriculares são sempre
ministrados por dois professores, um acadêmico e outro escolhido dentre os
maiores especialistas do mercado no conteúdo abordado. Assim, no corpo docente,
há profissionais da Natura, Google, Raccoon Marketing Digital, Serasa Experian,
Nubank, Latam e Ambev, dentre várias outras.
A pré-matrícula já está sendo realizada no site do MBA, e há
condições especiais para matrículas antecipadas, com valores diferenciados até
20 de dezembro e, depois, até 10 de fevereiro e até 10 de março. Há previsão de
bolsas de estudos em uma proporção de até 10% das matrículas efetivadas, sendo
50% das bolsas para ampla concorrência e 50% para servidores do quadro
permanente da UFSCar. Todos os detalhes estão disponíveis no site do curso, em
www.iti.mba.