24 de Setembro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novo MBA da UFSCar foca Informação, Tecnologia e Inovação para negócios

Novo MBA da UFSCar foca Informação, Tecnologia e Inovação para negócios

17/12/2019 00h02 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Novo MBA da UFSCar foca Informação, Tecnologia e Inovação para negócios

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para um novo curso de especialização, o MBA em Informação, Tecnologia e Inovação para negócios, criado em resposta à crescente demanda de profissionais capacitados para atuação em empresas do setor de Tecnologia da Informação. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2020 e serão desenvolvidas em um formato híbrido que harmoniza atividades presenciais e virtuais, com no máximo um encontro presencial por mês, aos sábados. No total, são 550 horas, sendo 450 em 15 componentes curriculares com oito horas presenciais e 22 a distância cada, mais 100 horas para desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso que consistirá em projeto de inovação direcionado a contexto de aplicação real. A previsão de duração do curso é de 18 meses, com estimativa de dedicação de cinco horas semanais à realização das atividades virtuais.
Os 15 componentes curriculares do curso, inter-relacionados, estão agrupados em três módulos temáticos: Informação, Tecnologia e Inovação. No módulo Informação, os componentes curriculares são: Transformação digital e futuro dos negócios; Dados, Informação e Inovação; Planejamento estratégico para a inovação; Gerenciamento ágil de projetos; Gestão disruptiva de pessoas. No módulo Tecnologia, são: Data Science e Big Data; Data Mining; Business Intelligence; IoT e Data Analytics; Machine Learning e Deep Learning. No terceiro módulo, de Inovação, os componentes são: Gestão da inovação; Design Thinking e Criatividade; Modelos de negócios e inovação; Compliance e cultura organizacional; Projeto de inovação.
Um diferencial está na busca de articulação entre o conhecimento acadêmico e as perspectivas de mercado, que começa no desenho da coordenação do MBA, compartilhada por sete pessoas que representam as diferentes visões das instituições envolvidas. A Coordenação Geral é de Rogério Aparecido Sá Ramalho, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, que também está representada na Coordenação Acadêmica do módulo de Tecnologia, a cargo de Marilde Terezinha Prado Santos, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar. Ricardo Cesar Gonçalves Sant’Ana, do campus de Tupã da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Nanci Gardim, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), respondem pela Coordenação Acadêmica dos módulos de Informação e Inovação, respectivamente. Cada um dos módulos tem também uma Coordenação de Mercado, exercida por profissionais de empresas parceiras. Além disso, os componentes curriculares são sempre ministrados por dois professores, um acadêmico e outro escolhido dentre os maiores especialistas do mercado no conteúdo abordado. Assim, no corpo docente, há profissionais da Natura, Google, Raccoon Marketing Digital, Serasa Experian, Nubank, Latam e Ambev, dentre várias outras.
A pré-matrícula já está sendo realizada no site do MBA, e há condições especiais para matrículas antecipadas, com valores diferenciados até 20 de dezembro e, depois, até 10 de fevereiro e até 10 de março. Há previsão de bolsas de estudos em uma proporção de até 10% das matrículas efetivadas, sendo 50% das bolsas para ampla concorrência e 50% para servidores do quadro permanente da UFSCar. Todos os detalhes estão disponíveis no site do curso, em www.iti.mba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x