18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novo semáforo entra em funcionamento

Novo semáforo entra em funcionamento

12/06/2012 16h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Novo semáforo entra em funcionamento

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado de autoridades municipais e técnicos de manutenção semafórica colocaram em operação na manhã desta terça-feira, 12, um novo conjunto de semáforos no cruzamento da avenida Dr. Francisco Pereira Lopes com a rua Miguel Petroni. Para instalar o equipamento a Prefeitura investiu R$ 28 mil, sendo que o projeto e a programação semafórica foram elaborados por técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito.

 

Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, o local apresenta alto fluxo de veículos principalmente no fim de tarde e início da noite (17h30 e 19h30), e gerava situações de risco aos usuários da via – condutores e pedestres. Em horários de pico, na avenida Dr. Francisco Pereira Lopes é registrado um fluxo de 1.212 veículos equivalentes por hora e de 1.060 na rua Miguel Petroni. A programação semafórica possui dois estágios e irá organizar o trânsito de quem se dirige da região central da cidade para os bairros Santa Paula, Santa Felícia, Cidade Jardim e Terminal Rodoviário. A proposta é a de que os movimentos veiculares ocorram de maneira ordenada segura e com maior fluidez. Com a implantação do novo semáforo, São Carlos passa a ter 83 cruzamentos semaforizados, 44 deles operados por uma central semafórica.

O prefeito Oswaldo Barba lembrou que a cidade já possui uma frota superior a 138 mil veículos, o que leva a Prefeitura a adotar um conjunto de ações para ampliar a segurança dos pedestres e motoristas, além de disciplinar democraticamente o trânsito.

 

Comparação 2002/2012 – Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 10 anos houve aumento de 87,7% na frota (64.843 veículos), 69,1% no número de automóveis (36.705 carros a mais) e 301% no número de motos (16.247 motos).

Números do Denatran registram que em 2002 São Carlos tinha uma frota de 73.922 veículos, 53.160 automóveis e 8.050 motos. Dez anos depois, em janeiro de2012, acidade registra um total de 138.765 veículos, sendo 89.865 automóveis e 24.297 motos.

 

Dados – Desde2009 a Prefeitura implantou novos semáforos nos cruzamentos do trevo da rodovia Washington Luís km 231 (Maria Stella Fagá), avenida São Carlos com a rua Antonio Blanco (semáforo de pedestres), avenida Tancredo Neves com a avenida Comendador Alfredo Maffei (rotatória do cristo I), avenida Francisco Pereira Lopes com a avenida Comendador Alfredo Maffei (rotatória do Cristo), rua Alexandrina com a rua Geminiano Costa, rua 15 de novembro com a rua Aquidaban, avenida Trabalhador São-carlense com a rua São Joaquim, rua Aquidaban com avenida Dr. Carlos Botelho ao lado da Praça XV de novembro e cruzamento das avenidas Henrique Gregori, Tancredo Neves e José Pereira Lopes (inclui semáforo para pedestre), no cruzamento da avenida Comendador Alfredo Maffei com as ruas Riachuelo e Conde do Pinhal, no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Santa Filomena, o cruzamento da avenida Francisco Pereira Lopes com a Alameda dos Crisântemos, e agora está beneficiando a avenida Dr. Francisco Pereira Lopes com a rua Miguel Petroni.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x