24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novo semáforo entra em operação

Novo semáforo entra em operação

04/05/2012 19h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Novo semáforo entra em operação

Foi colocado em operação na manhã desta sexta-feira, 4, o novo conjunto de semáforos instalados por técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Santa Filomena.

 

O novo equipamento viário tem por objetivo organizar as conversões à esquerda que ocorriam de forma desordenada e perigosa para os usuários deste cruzamento. Acompanharam o prefeito na ligação do semáforo a secretária de Transporte e Trânsito Regina Romão, o Superintendente das Administrações Regionais, João Pedrazzani, além de técnicos de manutenção semafórica e agentes de trânsito que permaneceram no local para orientar os motoristas sobre a operação do novo equipamento.

Para poder instalar o semáforo a Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos alterou na quinta-feira (3), a mão de direção em alguns trechos das ruas na região da avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento com a rua Santa Filomena. As ruas passaram a ter mão única de direção.

A rua Santa Filomena, entre a avenida Getúlio Vargas e rua Pe. Joaquim Cipriano de Camargo e entre a avenida Getúlio Vargas e rua Bispo Dom Gastão antes com mão dupla de direção, passou a ter mão única de direção, saindo da avenida Getúlio Vargas. A rua Pe. Joaquim Botelho, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Santa Isabel e entre avenida Getúlio Vargas e rua Mário Migliato antes com mão dupla de direção, também passou a ter mão única de direção, saindo da avenida Getúlio Vargas.

A implantação do semáforo foi feita em parceria com a iniciativa privada, os equipamentos foram doados ao município pela rede de supermercados Savegnago. O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da própria Secretaria de Transporte e Trânsito.

Para o prefeito Oswaldo Barba a instalação do semáforo era uma necessidade porque “temos no local um cruzamento de cinco vias e difícil ordenamento, por isso instalamos o semáforo para dar mais segurança para os motoristas e pedestres”, disse.

Barba ressaltou ainda que o semáforo faz parte de um grande conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura que envolve ciclovias e ciclofaixas para melhorar a mobilidade da população. “Para isso nós estamos fazendo120 kmde recapeamento na cidade, instalando semáforos nos cruzamentos mais críticos da cidade, sinalizando com faixas para pedestres. A ideia é dar mais segurança para todos, principalmente para o pedestre”, destaca.

 

Fluxo de veículos – A programação semafórica é constituída por três estágios, dois deles para as conversões. Possui oito planos de trocas diários para adequação a variação do fluxo veicular no decorrer do dia.

Estudo da Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos identificou que os fluxos de veículos no local, no pico do almoço, são: 718 veículos equivalentes por hora no sentido centro-bairro e 646 no sentido contrário, totalizando 1.364 veículos equivalentes por hora nos dois sentidos.

A implantação foi orçada em R$ 29 mil e utilizou grupos focais a LED e também grupo focal com tempo regressivo – Ciclo Visual.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x