23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novos membros do Comunitur são empossados

Novos membros do Comunitur são empossados

11/04/2012 22h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Novos membros do Comunitur são empossados

O prefeito Oswaldo Barba deu posse aos 47 membros, entre titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur). A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira, 10, na Sala Antônio Massei, no Paço Municipal. O Conselho tem por objetivo discutir e aprovar as iniciativas da Prefeitura para o incentivo ao turismoem São Carlos.
“São Carlos é um importante indutor do turismo regional e o Comunitur ajuda a cidade a refletir e implantar as ações de fomento ao setor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Antônio Carlos Thobias Júnior.
Barba destacou algumas iniciativas da Prefeitura, que passaram pelas discussões do Conselho. Uma delas foi a participação de São Carlos na disputa pelo Mundial de Balonismo, em 2014, que deve atrair mais de 100 equipes de balonismo para a cidade. “Em maio vamos receber o Pré-Olímpico de Vôlei Feminino no Ginásio Milton Olaio Filho e a Seleção Brasileira luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Esse evento, certamente, movimentará a economia e o turismo de São Carlos”, observou Barba.
A competição acontece entre os dias 9 e 13 de maio. Além do Brasil, as seleções da Colômbia, Uruguai, Argentina, Peru e Chile disputarão o Pré-Olímpico.
 
Copa 2014 – Barba disse aos conselheiros que São Carlos está na disputa para ser subsede de duas competições – a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016. Em julho do ano passado representante do COL (Comitê Olímpico Local) da Copa 2014 esteveem São Carlospara vistorias técnicas. Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013.
Sobre a Copa de 2014, há um Grupo Gestor de Turismo que trabalha com o tema e tem representantes dos seguintes órgãos e empresas: Bureau Terras Altas, Instituto Inova, Fundação Pró-Memória, Guias de Turismo, Senac, Sesc, representante da hotelaria e gastronomia, Região Turística Centro Paulista, Sebrae e Unicep.
Em março de 2012, na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, o Comitê Rio 2016 confirmou a inclusão do ginásio municipal Milton Olaio Filho na relação de praças esportivas aprovadas para treinamentos Pré-Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Com essa confirmação, o ginásio Milton Olaio Filho se junta ao Damha Golf Resort e ao Parque Ecoesportivo Dahma, além do Broa Golf Resort. Este último foi apresentado num trabalho conjunto entre São Carlos e Itirapina. “Para essas importantes competições, a rede hoteleira já se prepara para receber turistas. A iniciativa privada constrói três hotéis e outros dois estão previstos para receber essa nova demanda”, informou Barba.
 
Senac – Durante a posse do Comunitur, o prefeito Oswaldo Barba assinou um acordo com o Senac para a realização de dois cursos gratuitos. Serão oferecidas 40 vagas para os cursos de Agente de Turismo Receptivo e Agente Social, que serão realizados no CIT (Centro Integrado de Turismo). O curso acontecerá no segundo semestre e, em breve, a Prefeitura vai informar quando as inscrições poderão ser realizadas. “O Mundial de Balonismo e tantos outros eventos que São Carlos luta para receber necessita de mão de obra qualificada. E nesse cenário, o Senac torna-se um importante parceiro da Prefeitura”, comentou o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, José Eduardo Araújo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x