Cidades

O sonho realizado de dona Maria: “Agora tenho minha casinha”


Dona Maria teve seu sonho realizadoOlhar cansado e marcas no rosto que demonstram todo o sofrimento de uma vida. Lágrimas de alegria, um sonho realizado. Este era o sentimento de Maria Luzia Mariano, 78, umas das beneficiadas pelas casas do bairro Deputado Zavaglia. Para ela não importava quem estava ali entregando as chaves. A “nova casinha” que a partir daquele momento era sua é perfeita. “O meu grande sonho, agora tenho um teto para morar com meu filho”, disse.

Maria Luzia, natural de Nova Aliança, trabalhou desde os 9 anos na roça. Foi colhedora de café, carpia o terreno da plantação na fazenda onde trabalhava, cortou cana e depois que se mudou para São Carlos, há mais de 30 anos, passou a pagar aluguel. “Minha vida não foi fácil. Trabalhar na roça é duro. Olha minhas mãos”, dizia Maria, mostrando as mãos cheias de calos.
A casa própria seu sonho foi realizada. “Agora tenho minha casinha, minha casinha para morar com meu filhinho. Meu sonho está realizado. Se Deus me levar, sei que meu filho terá onde morar”, dizia chorando.

Entrega – A prefeitura de São Carlos entregou no domingo (18) as novas casas do residencial Zavaglia, na zona sul. A entrega teve a participação da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Os beneficiados com o programa Minha Casa Minha Vida foram convocados pela Prohab a estarem no local às 8h, porém o evento político começou por volta das 9h30.
Foram construídos no local mil casas, sendo que foram entregues ontem mais de 400. De acordo com o diretor da Prohab, João Batista Muller (PTB), um atraso na análise da documentação por parte da Caixa Econômica Federal, impossibilitou a entrega de todas as unidades.
No local ainda faltam ser construídos Unidade Básica de Saúde, escolas, praças, ou seja, grande parte da infra-estrutura, que segundo a prefeitura de São Carlos, já está licitação. “Em seis meses ou um pouco mais queremos entregar escola, posto da Saúde da Família”, disse o prefeito Oswaldo Barba em seu discurso. Barba garantiu que há uma parceria com o Governo Federal para garantir as obras. O prefeito petista disse ainda que já doou uma área no local para que o Governo do Estado construa uma escola. No local há apenas uma linha de ônibus que liga o bairro ao centro.
Depois de esperar por mais de 2 horas teve início a entrega das chaves às famílias contempladas em sorteio.
A prefeitura de São Carlos contabiliza a entrega de 1.516 unidades habitacionais, o que reduz o déficit habitacional para 3.740 famílias, aproximadamente, para as pessoas com renda de até R$ 1.600. (JEFERSON VIEIRA) {igallery id=”468″ cid=”183″ pid=”1″ type=”classic” children=”1″ showmenu=”1″ tags=”” limit=”0″}{jcomments on}

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *