19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Obras do Centro Público são vistoriadas

Obras do Centro Público são vistoriadas

06/04/2012 11h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Obras do Centro Público são vistoriadas

O prefeito Oswaldo Barba vistoriou na manhã desta terça-feira, 3, as obras do Centro Público de Produçãoem Economia Solidáriaque a Prefeitura está construindo próximo à Praça dos Coqueiros, na região do Santa Felícia.

Ao todo o prédio tem cerca de320 metrosquadradosde área construída, com um investimento que chega à R$ 400 mil, sendo R$ 200 mil de emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho (PT) e o restante de recursos da Prefeitura.

Durante a vistoria o prefeito observou que os trabalhos de construção estão em um bom ritmo. Todas as paredes do prédio já foram levantadas, estão sendo rebocadas e a cobertura deve ser colocada nos próximos dias.

Entre outros, o Centro Público de Produçãoem Economia Solidáriavai abrigar as 226 mulheres que estão fazendo capacitação na área da construção civil, projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Renda e Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Governo Federal.

O projeto tem como objetivo promover a inclusão social, empoderamento e autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e prioritariamente as mulheres vítimas de violência doméstica, ampliando as possibilidades de trabalho e renda, capacitando mulheres para uma atuação qualificada no trabalho da construção civil, aumentando suas oportunidades de atuação profissional e condições de obtenção de renda.

O curso vai formar trabalhadoras na área de construção civil, com capacitação de pedreiras, pintoras, carpinteiras (com horizonte de trabalho em marcenarias), encanadoras, azulejistas e assentadoras de tijolos (alvenaria).

Ao final do curso de capacitação as mulheres poderão optar por trabalhar em uma das duas cooperativas: carpintaria estrutural e prestação de serviços na construção civil ou na Central de Trabalhadoras Autônomas.

A Central de Trabalhadoras e Trabalhadores Autônomos (CTA) congregará as trabalhadoras que não estiverem organizadas em empreendimentos solidários, potencializando assim a sua entrada no mercado de trabalho.

A criação da CTA tem por objetivo organizar as diferentes qualificações, facilitando a entrada destas trabalhadoras no mercado formal, oferecendo subsídios para que estas trabalhadoras autônomas possam se organizar em forma de gestão solidária, fornecendo capacitação, disponibilizando estas profissionais para o mercado de modo centralizado, com um padrão de qualidade do serviço, com o objetivo de melhorar a sua renda e as condições de trabalho destas profissionais.

De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, o Centro Público de Produçãoem Economia Solidáriavai oferecer mais oportunidades para as pessoas, disponibilizando qualificação e apoio na área de economia solidária.

“O nosso governo vem desenvolvendo muitas ações nesta área. É muito importante o apoio à economia solidária, pois ela dá oportunidade às pessoas que estão fora do mercado formal de trabalho, e isso tem que ser incentivado. Com a construção deste Centro Público vamos ampliar a oferta de possibilidades para as pessoas, em especial as que estão fora do mercado formal de trabalho”, concluiu Barba.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x