19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Oposição a Targino vence eleição na UFSCar

Oposição a Targino vence eleição na UFSCar

02/07/2016 14h01 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Oposição a Targino vence eleição na UFSCar

A chapa 2 saiu vitoriosa do processo de pesquisa eleitoral para a escolha do novo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A chapa é de oposição ao grupo do atual reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho.

A chapa deve ser submetida ao Conselho Universitário no próximo dia 8 de julho. E a candidata Wanda Hoffmann prometeu conceder uma entrevista coletiva sobre a vitória apenas na terça-feira, 5. O novo reitor deve tomar posse em novembro.

A chapa 2 teve um percentual de 52,67% dos votos. A chapa 1 apresentou 47,33%. Quem protagonizou a pesquisa eleitoral desse ano foram os técnico-administrativos, que votaram em peso na oposição, com 543 votos ante 297 votos. (veja a votação no final da matéria).

Wanda Hoffmann tem em sua chapa como vice-reitor Walter Libardi. Ele é graduada em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (1985), é mestre em Engenharia dos Materiais (1992) e doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) na UFSCar. Possui pós-doutorado em conformação a quente (1997) e pós-doutorado em prospecção de informação tecnológica  na UFSCar. É professora associada IV do Departamento de Ciência da Informação. “Queremos fortalecer a missão da Universidade, que é formar pessoas e gerar conhecimento num patamar de excelência e qualidade nacional e internacional”, diz.

TRANSPARÊNCIA – Em entrevista antes da pesquisa eleitoral, Wanda pregou transparência nas ações da Universidade. “Buscamos transparência nas ações e nas decisões. Todas as pessoas da comunidade UFSCar têm o direito de saber o que acontece na Universidade, em todos os níveis. Todos os assuntos que impactam a comunidade universitária e a sociedade precisam de compartilhamento”, esclarece.

Ainda no aspecto transparência, Wanda diz que a atual gestão peca nesse sentido. “Sentimos que há falta de transparência. As informações são genéricas, muitas vezes truncadas. Tendo a transparência efetivada em todos os níveis, vamos diminuir as incertezas”.

Nos últimos tempos, o Ministério Público Federal (MPF) tem ingressado ações contra alguns concursos públicos realizados pela Universidade. Para Wanda Hoffmann, há a necessidade de se criar um grupo conhecedor das leis. “É preciso criar um grupo de assessoria que estude e interprete as leis em favor do servidor. Com isso, reduziríamos as questões jurídicas que pairam sobre a Universidade”, explicou.

O novo reitor terá a responsabilidade de gerir 62 cursos de graduação presencial e a distância, 48 departamentos acadêmicos, mais de 12 mil alunos de graduação presencial, quase 2 mil a distância, mais de 5 mil na pós-gradução e mais de 2 mil servidores, entre docentes e técnicos-administrativos, além de administrar um orçamento anual de R$ 500 milhões.

As Pró-Reitorias devem ser comandadas pelos professores: Ademir Donizeti Caldeira, Pró-Reitor de Graduação; João Batista Fernandes, Pró-Reitor de Pesquisa; Audrey Borghi Silva, Pró-Reitora de Pós Graduação; Luiz Carlos de Faria, Pró-Reitor de Extensão; Marcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração; Itamar Aparecido Lorenzon, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas; e Leonardo Antonio de Andrade, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis.

 

A VOTAÇÃO

DOCENTES:

 

Chapa 1 – 518 votos

 

Chapa 2 – 392 votos

 

Brancos – 8 votos

 

Nulos – 21 votos

 

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS:

 

Chapa 1 – 297 votos

 

Chapa 2 – 543 votos

 

Brancos – 4 votos

 

Nulos – 31 votos

 

ESTUDANTES:

 

– Pós-Graduação:

 

Chapa 1 – 361 votos

 

Chapa2 – 195 votos

 

Brancos – 1 voto

 

Nulos – 3 votos

 

– Graduação:

 

Chapa 1 – 1.787 votos

 

Chapa 2 – 1.088 votos

 

Brancos – 11 votos

 

Nulos – 31 votos

 

PORCENTAGEM FINAL: 

 

CHAPA 2 – 52,67% 

 

CHAPA 1 – 47,33%

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x