19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Os dinossauros estiveram por aqui e UFSCar realiza exposição

Os dinossauros estiveram por aqui e UFSCar realiza exposição

31/03/2012 09h09 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Os dinossauros estiveram por aqui e UFSCar realiza exposição

Dinossauros e fósseis da pré-história são tema da PaleoExpo 2012 realizada na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ela começa segunda-feira, 2, e vai até maio das 8h até as 22h, com entrada é gratuita.

Ao entrar na biblioteca, o público avistará o Abelissauro, com 8 metros de comprimento e 3 metros de altura. Muitos fósseis e curiosidades jurássicas. “Os materiais são arenitos, usados para calçamento da cidade. Em 1976 foram descobertas as pegadas fósseis por um pesquisador italiano, nesta região de São Carlos, Araraquara, Matão e Franca”, explica Marcelo Adorna Fernandes, organizador da exposição.

De acordo com Fernandes é um tema da região de São Carlos e um dos objetivos da exposição é a difusão científica. “Divulgar a ciência da paleontologia e mostrar o que temos aqui em São Carlos com arenito e pegadas fósseis”. Outro fator importante “é o envolvimento da educação patrimonial e a divulgação científica do período jurássico”, diz.

A exposição será lançada segunda-feira, 2, a partir da 17h30 com visitas monitoradas pelo próprio organizador Marcelo Adorna Fernandes. As curiosidades pré-históricas podem ser vistas pela população até o dia 30 de maio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. Pode haver visitas monitoradas para grupos, entrar em contato (16) 3351-8275.

PERFIL – Marcelo Adorna Fernandes é professor de Geologia e Paleontologia na UFSCar. Formado em biologia pela UFSCar, com mestrado em ecologia na mesma. Ele realizou seu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em paleontologia.

Você sabia que em São Carlos …

• Foi feita a primeira descoberta de pegadas fósseis no calçamento da cidade em 1911 por Joviano Pacheco, que era engenheiro de minas;

• Tem a maior coleção de pegadas fósseis do Brasil;

• A coleção da UFSCar possui a maior pegada de dinossauros do estado de São Paulo;

• Possuímos as menores pegadas de dinossauros do Brasil;

• É o único lugar onde tem um urólito, ou seja, urina de dinossauro;

• Tem também as primeiras pegadas de escorpião;

• Na Catedral ainda existe esse calçamento com arenito com as pegadas de dinossauros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x