24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Chocolate deve ser consumido com moderação

Chocolate deve ser consumido com moderação

07/04/2012 08h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Chocolate deve ser consumido com moderação

 

Durante a Páscoa, o consumo de chocolate é estimulado através de comercialização do produto em formato de ovos. No entanto, especialistas alertam: não se deve abusar do alimento, já que além de excesso de peso, a ingestão de grandes quantidades de chocolate pode causar problemas como aumento na taxa de glicemia e quadros de diarreia.

De acordo com a nutricionista Carolina Santos a recomendação é ingerir no máximo 30 gramas de chocolate por dia. Ela orienta que as pessoas dêem preferência a chocolates com mais de 70% de cacau, visto que eles possuem menor quantidade de açúcar e gordura e são ricos em flavonóides, um potente antioxidante que auxilia no combates aos radicais livres. “As sementes de cacau e seus derivados são fontes alimentares ricas em flavonóides, componentes que além de agir como potentes antioxidantes no organismo, também auxiliam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, colaboram na melhora da saúde do coração, pois promovem um fluxo adequado de sangue, o que reduz a pressão sanguínea, diminuem a tendência à agregação plaquetária, evitando infarto e acidente vascular cerebral, e diminuem a oxidação do LDL colesterol”, explica.

Segundo ela, os chocolates meio amargo e amargo são as opções mais saudáveis, pois possuem maior concentração de cacau. Já os ao leite são bastante gordurosos e, por isso, podem contribuir para problemas gastrointestinais como diarreias e alergias. “Eu sempre oriento evitar consumir chocolate branco, pois ele o mais prejudicial à saúde, dado que além de ser mais calórico e, consequentemente, engordar mais, como ele só tem a manteiga de cacau em sua composição, isso potencializa e estimula reações adversas”, ressalta a nutricionista.

Santos ainda destaca que o chocolate também contribui para a melhora do humor, já que estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e prazer.

A esteticista Camila Alves conta que no seu dia a dia já não consegue ficar sem chocolate e que, durante a Páscoa, o consumo chega a ser exagerado, já que sempre é presenteada pelos pais, namorado e clientes com ovos de chocolate. “Páscoa é complicado. Eu sempre abuso e meu organismo logo nota o excesso, pois as acnes e os quilinhos a mais sempre aparecem. Mas é uma ocasião especial. Após a data eu volto ao consumo moderado do chocolate, que me faz muito bem”, declara.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x