19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pacientes com sintomas gripais devem procurar a UPA da Vila Xavier

Pacientes com sintomas gripais devem procurar a UPA da Vila Xavier

É para o polo de triagem que os moradores de Araraquara sintomáticos devem buscar o primeiro atendimento e fazer o teste de Covid-19

14/11/2020 10h00 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Pacientes com sintomas gripais devem procurar a UPA da Vila Xavier Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Araraquara (SP)

Mesmo com a abertura de leitos de Covid-19 no Pronto-Socorro do Melhado a partir de segunda-feira (16), é para a UPA da Vila Xavier que os pacientes com sintomas gripais devem continuar se dirigindo para buscar o primeiro atendimento e fazer o teste de coronavírus.

A UPA da Vila Xavier é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara, onde é feita a testagem de todos os sintomáticos e o encaminhamento para leitos de observação ou para internação em UTIs, dependendo da gravidade do quadro clínico. São nove leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no local.

As outras estruturas de Saúde no combate à Covid-19 são o Hospital de Solidariedade (pacientes com diagnóstico positivo) e o Pronto-Socorro do Melhado (casos suspeitos e que aguardam resultado dos testes, a partir de segunda-feira). Esses locais recebem pacientes transferidos da UPA da Vila Xavier.

No hospital de campanha são 31 leitos de enfermaria (para quadros leves da doença) e 20 leitos de UTI (para quadro clínico mais preocupante). Já no Melhado, duas alas serão colocadas em funcionamento com 21 leitos ao todo, sendo 18 para observação e três de estabilização, com respiradores e monitores.

Os leitos de Covid-19 do Pronto-Socorro do Melhado substituirão a estrutura que foi utilizada por seis meses na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier, por onde passaram mais de 300 pacientes.

“É muito importante que as pessoas com sintomas gripais procurem a UPA da Vila Xavier logo no início dos sintomas, porque, quanto mais cedo for feito o tratamento, menores são as chances de o quadro se agravar. A pessoa deve se afastar das suas atividades, procurar o polo da Vila Xavier e ficar em isolamento até ter o diagnóstico”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Todos os moradores de Araraquara que são atendidos na UPA da Vila Xavier são acompanhados posteriormente pelos profissionais da Secretaria de Saúde, mesmo que estejam em isolamento domiciliar. Agentes da Vigilância em Saúde telefonam para os pacientes diariamente para conferir os sintomas e o estado de saúde.

Além dos pacientes sintomáticos, qualquer morador que esteja sem sintomas também pode fazer os testes sorológicos de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, no Terminal Central de Integração, na Praça Santa Cruz e nos postos de saúde do Cecap, do Yolanda Ópice, do Selmi Dei I, da Vila Xavier, do Jardim América e do Santa Angelina.

Entre os principais sintomas relatados em casos do novo coronavírus estão febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos de perda de paladar e olfato.

Os idosos são o principal grupo de risco, mas demais fatores que devem gerar atenção para risco de complicações são doenças autoimunes, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, pacientes em tratamento de neoplasia (câncer), mulheres gestantes, além de outras comorbidades.

Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o uso de máscaras (se precisar sair de casa) e o isolamento social, evitando aglomerações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x