19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pacientes de Terapia ocupacional visitam cinema

Pacientes de Terapia ocupacional visitam cinema

06/08/2012 21h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pacientes de Terapia ocupacional visitam cinema

Pacientes de Terapia Ocupacional realizaram no dia 25 de julho um passeio ao Cine São Carlos, tendo como objetivo, a inserção dos mesmos na comunidade.

 

Atividades externas são de extrema importância para essa inclusão, através de ações sociais, uma vez que o tratamento não se restringe apenas aos atendimentos ambulatoriais, medicamentosos e terapêuticos, mas também a participação social se faz necessária para a retomada dos papéis sociais que podem estar frágeis em decorrência de problemas de saúde mental.  

A terapia ocupacional lida com estes pacientes, na retomada e descoberta de novas atividades que facilitem seu bem estar. Estas pessoas muitas vezes deixam de exercer seus papéis sociais tanto por dificuldades individuais como por uma resistência da sociedade em recebê-los. Atividades como esta sensibilizam a todos para tal necessidade.

Para garantir que tudo fosse feito sem riscos, pacientes com algum comprometimento ou mesmo em início de tratamento foram acompanhados por familiares. Os que já estão de alguma forma adaptados, não precisaram de acompanhantes.

Além dos pacientes e familiares, o grupo foi acompanhado por uma equipe de apoio, que contou com terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, uma atendente e psicóloga. Os participantes aproveitaram de forma satisfatória o passeio. 

Esse foi o segundo passeio realizado pelos pacientes, o primeiro aconteceu no ano anterior, quando os mesmos tiveram a oportunidade de conhecerem o Museu da TAM. Um novo passeio está sendo programado para o ano de 2012, porém os responsáveis ainda não definiram a data e novo destino.

Segundo a Terapeuta Ocupacional, esse é um assunto que requer atenção especial de todos, “a saúde mental é um campo que merece investimentos importantes, frente ao aumento crescente no mundo do número de casos de pessoas com algum tipo de transtorno mental, ações como esta sinalizam a necessidade da sociedade em receber este, que antes de ser paciente, é um cidadão” afirmou a terapeuta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x