26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palestra aborda pesquisa e inovação em institutos de ciência e tecnologia

Palestra aborda pesquisa e inovação em institutos de ciência e tecnologia

24/05/2013 18h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Palestra aborda pesquisa e inovação em institutos de ciência e tecnologia

 

No dia 27 de maio, próxima segunda-feira, o Núcleo de Informação Tecnológica (NIT/Materias) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promovem o VIII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico, com a palestra “Prospecção de Oportunidades entre a Petrobras e as Instituições de C&T”, ministrada pelo engenheiro Paulo Lopes, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). O evento também conta com o apoio dos departamentos de Engenharia de Materiais (DEMa) e Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS).

 

Na palestra serão apresentados os modelos de relacionamento existentes via Redes Temáticas Petrobras (RTs), resultados das parcerias realizadas em pesquisa e desenvolvimento entre o Cenpes e as instituições científicas e tecnológicas do Estado de São Paulo, informações da empresa sobre o Pré-Sal, com filmes elucidativos da sua exploração e os desafios tecnológicos.

A Gestão Tecnológica do Cenpes designou São Carlos como um ponto focal para representar o Centro no Estado de São Paulo. A cidade foi escolhida por estar na região central do Estado e por possuir alto potencial tecnológico para a instalação de um Posto Avançado específico, localizado no DEMa, para integrar os centros de ciência e tecnologia paulistas. Em dois anos de atuação, foram obtidas mais de 100 propostas de projeto de pesquisa e desenvolvimento das instituições de ciência e tecnologia de São Paulo para avaliação de interesse da Petrobras/Cenpes

 

Para participar da palestra não há necessidade de inscrição prévia. A palestra terá início às 10 horas e acontece na Sala de Seminários do PPGCEM, localizada no DEMa, área Norte do campus São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8254. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x