18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palestra relaciona estresse a falta de hábitos saudáveis

Palestra relaciona estresse a falta de hábitos saudáveis

20/11/2011 10h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Palestra relaciona estresse a falta de hábitos saudáveis

Em comemoração aos seus 40 anos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, realiza até o dia 23 de novembro, a Semana Solidária.

Com diversas atividades, entre elas workshops, oficinas e palestras, na tarde d o sábado (18), foi realizada a palestra Nutrição para o cérebro e modulação do estresse, com a nutricionista clínica e funcional, Adnilce de Souza Dias Pereira, aberto a toda comunidade interna e externa da universidade.

O estresse, muitas vezes, está ligado a questões do dia a dia, como problemas no trabalho, em casa, vida afetiva, entre outras situações. O estresse pode até mesmo acarretar em problemas sérios, como hipertensão e doenças cardíacas.

A nutricionista abordou as maneiras de aliviar o estresse e a pressão do dia a dia através de hábitos nutricionais e destacou que “tudo pode desde que haja equilíbrio”. Além disso, diante das dúvidas dos participantes, abordou como alguns alimentos influenciam no organismo e suas funções, como a semente de chia, que vem sendo indicada para auxiliar o emagrecimento, pois é rica em nutrientes e traz saciedade.

Pesquisas revelam que o estresse pode ser causador de diversos problemas de saúde, por isso a importância em identificá-lo o quanto antes e trabalhar para evitá-lo através da alimentação, que na maioria das vezes, pode utilizar alimentos baratos.

Os alimentos possuem o papel de fornecer ao organismo vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, entre outros. Consumidos adequadamente, ou seja, com hábitos nutricionais corretos, torna a pessoa saudável e com disposição. Alimentos que não são ricos em nutrientes ou que não faz bem para determinada pessoa, devem ser retirados do cardápio. 

 

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x