19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Parceria é o foco da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais

Parceria é o foco da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais

26/10/2011 00h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Parceria é o foco da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais
Parceria. Esta é a palavra chave para que o poder público possa usufruir de todo o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa. Este também é o caminho da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, que começou nesta terça-feira (25) em São Carlos e reúne diversas cidades do Brasil e do MERCOSUL.
O evento tem como proposta a divulgação de projetos e experiências adotadas pelos municípios integrantes da rede Mercocidades, que por meio de desenvolvimento em ciências e tecnologia, atuaram na solução de problemas municipais e na geração de emprego e renda. Para o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), a mostra aponta para a grande vocação de São Carlos que é o conhecimento tecnológico e a educação de qualidade. “Estamos propondo aqui as parceiras prefeituras e universidades. Somente com estas parceiras que iremos levar os conhecimentos gerados nas universidades e nos centros de pesquisa para toda a população”, afirma Barba, que destacou ainda a importância das parceiras para a melhoria de vida de uma comunidade. “O conhecimento produzido e que chega a população melhora a qualidade de vida e é isto que estamos fazendo em São Carlos”.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos, Marcos Martinelli, o evento provoca um diálogo entre os municípios e aprimora a relação do poder público. “É um diálogo com a academia , com a educação. Temos aqui atividades que vão desde o ensino básico até seminários que estão na vanguarda do conhecimento”, afirmou. Para ele a troca de experiências favorece a utilização do conhecimento para melhorar a vida da população como um todo. “Todas as experiências apresentada de maneira lúdica gera na criança o despertar pelo conhecimento e é este conhecimento que irá alterar a rota de uma pessoa e também de uma comunidade”, disse Martinelli.

O deputado federal Newton Lima Neto (PT) afirmou estar radiante porque ao evento mostra a capacidade de São Carlos em produzir conhecimento e dividi-lo com inúmeras cidades, principalmente a do MERCOSUL. “O objetivo sempre foi mostrar que o conhecimento não esta à serviço das linhas de produção, mas para a melhoria da qualidade de vida. É isso que começamos mostrar de São Carlos para o MERCOSUL”, finalizou Lima.

Com o slogan “Inovação e Conhecimento a Serviço das Cidades”, a mostra também abrigará, além do seminário, a 8ª Feira Municipal do Conhecimento, a apresentação do prêmio Mercocidades, reunião do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência e Tecnologia, além de atividades artísticas e culturais no próprio pavilhão São Carlos Exposhow, com shows de MPB, chorinho e samba rock, além dos shows com Paralamas do Sucesso, na quinta-feira (27) e Cidade Negra na sexta-feira (28), ambos na Praça do Mercado.

Outras edições – A 1ª e a 2ª Mostras de Ciência e Tecnologia foram realizadas em São Carlos em 2004 e 2005. A 3ª edição do evento aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, em 2007. A organização do evento espera um público de 20 mil pessoas, entre gestores públicos, acadêmicos e estudantes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x