26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ParqTec completa 27 anos de inovação

ParqTec completa 27 anos de inovação

18/12/2011 19h37 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
ParqTec completa 27 anos de inovação

O Parque Tecnológico de São Carlos, mais conhecido como ParqTec, completa 27 anos desde que foi criado por uma ação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

O ParqTec, uma entidade sem fins lucrativos, foi criado para institucionalizar a transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo e desde sua fundação vem contribuindo para a evolução de empresas no setor de eletrônica, automação, robótica, óptica, entre outras, promovendo o desenvolvimento regional otimizando o custo da transação inovação tecnológica e valorizando o empreendedorismo.

O diretor presidente, Sylvio Goulart Rosa Junior, hoje com 71 anos, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), conta que na época foram criadas 5 fundações como o ParqTec no Brasil para promover a transferência de tecnologia das universidades para o setor produtivo, destas, apenas a de São Carlos e a de Campina Grande, Paraíba, permaneceram “vivas”. “Começamos a operar imediatamente a fundação, em 1984. Aqui as universidades eram mais competitivas, ambiciosas e só se ganha em inovação onde se tem gente antenada ao mundo, competindo, vendo, sabendo das coisas”, comenta o professor.

A primeira empresa incubada foi a Opto Eletrônica e com ela vieram mais. “Iniciamos com 4 empresas e destas, 3 existem até hoje aqui em São Carlos. Mostra a importância e a inovação que já tinham. O Brasil tem que entender que as empresas pequenas tem um papel fundamental em seu desenvolvimento”, explica Sylvio.

O empresário Marcos Henrique dos Santos, hoje com 50 anos, viu sua empresa de produtos eletrônicos destinados a usinas e indústrias de ginástica crescer dentro do ParqTec. “A empresa já existia e funcionava na minha casa. Fui para o ParqTec em 1998 e fiquei até 2004. Todo o apoio que tive, como infra-estrutura e assessoria em áreas especificas, foi uma experiência importante para consolidar os produtos da minha empresa e possibilitar que ela expandisse”, conta.

Já o engenheiro mecatrônico, Edson Minetto, 33 anos, desde setembro no ParqTec, conta que demorou alguns anos para tomar coragem. “Pedi demissão do meu antigo emprego e vim pra cá dar o primeiro pontapé para o meu negócio de automação industrial. Já conhecia o local através de outras empresas incubadas e sabia que seria um ambiente que me daria vantagens. Procuro saber o que cada um aqui faz, como, pra que, eu ganhei uma estrutura que não teria em outro lugar”, comenta. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x