19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Parque Ecológico realiza eleição para escolha do nome da nova moradora do local

Parque Ecológico realiza eleição para escolha do nome da nova moradora do local

Cervo do Pantanal é o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura

19/05/2022 22h49 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Parque Ecológico realiza eleição para escolha do nome da nova moradora do local

No próximo fim de semana, dias 21 e 22 de maio, a equipe do Parque Ecológico de São Carlos, realizará eleição para a escolha do nome da nova moradora do local. A filhotinha de Cervo do Pantanal (Blastocerus dichothomus) nasceu no último dia 9 de abril com 4,5 quilos.

O Cervo do Pantanal é o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas e possuem chifres ramificados. Os cascos são longos e podem se abrir até cerca de 10 centímetros, graças à presença de uma membrana interdigital, o que é uma adaptação ao deslocamento em ambientes inundados. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) consideram a espécie como “vulnerável” e sua área de distribuição geográfica foi radicalmente reduzida a partir do século XX. As principais ameaças são a alteração do habitat por conta da construção de usinas hidrelétricas, as doenças advindas de animais domésticos, como a febre aftosa e a caça, principalmente como troféu.

Em 2018, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), e neste acordo, o Cervo do Pantanal é uma das 25 espécies do Programa de Manejo Ex-situ, no qual o Parque Ecológico de São Carlos está inserido e também recebeu o título de “Padrinho do Cervo do Pantanal”, pelo trabalho desenvolvido para a conservação da espécie.

Com mais este nascimento, o Parque Ecológico de São Carlos já contabiliza 17 nascimentos de Cervos do Pantanal na instituição, e estes filhotes, hoje já adultos, encontram-se em outras instituições também participantes do Programa de Manejo Ex-situ. O último nascimento de Cervo de Pantanal ocorreu em dezembro de 2019 no Parque Ecológico.

A Eleição ocorrerá no sábado (21) e domingo (22), das 8h às 16h, tanto de forma presencial no próprio Parque, como de forma online, através das redes sociais. “A eleição, além da escolha do nome para o filhote, que é uma fêmea, de forma democrática, tem como objetivo aproximar a população do Parque Ecológico de São Carlos e seus habitantes, despertando o interesse e a sensação de pertencimento, para o cuidado e valorização de um dos espaços públicos de lazer, preservação e educação, mais importantes de nosso município, já que no próximo dia 22 de maio também comemoramos o Dia Mundial da Biodiversidade, uma data importante para os trabalhos de conservação de espécies”, explica a Chefe de Seção do Parque Ecológico, Samanta Campos da Silva.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x