24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Passeata de Alunos da USP vira crítica à imprensa e ao Primeira Página

Passeata de Alunos da USP vira crítica à imprensa e ao Primeira Página

17/11/2011 22h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Passeata de Alunos da USP vira crítica à imprensa e ao Primeira Página

Os alunos da USP São Carlos, ligados ao Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira (Caaso), realizaram, no final da tarde desta quinta-feira (17) uma passeata pela rua Quinze de Novembro e avenida São Carlos. O movimento que contou, segundo a Prefeitura de São Carlos, com cerca de 250 alunos, voltou a atacar a Polícia Militar, a imprensa e o reitor da universidade João Grandino Rodas. Diante da sede do Jornal Primeira Página, por duas vezes, um grupo de alunos com bandeira do Caaso atacou o jornal, chamando-o de “mídia mentirosa”.

A reação dos alunos da USP se deu por causa da matéria publicada no portal do Jornal Primeira Página (www.jornalpp.com.br) no dia 10 de novembro, quando cerca de mil estudantes realizaram assembleia decidindo pela paralisação dos dias 17 e 18 de novembro. Na matéria foram relatados os ataques feitos à Polícia Militar, que alguns alunos estavam consumindo bebida alcoólica e o fato de alunos utilizarem a palavra durante o ato fazendo menção a descriminalização da maconha. Porém o tema não foi colocado em pauta pela direção do Caaso, mas em quatro falas o tema foi abordado dando apoio à descriminalização.

A notícia publicada pelo portal do Jornal Primeira Página (www.jornalpp.com.br ) foi recorde de comentários e acessos. Foram mais de 72 comentários contra ou a favor dos estudantes, além de a notícia receber mais de 5 mil acessos durante todo o dia.

 

PASSEATA – Durante a passeata, os estudantes distribuíram uma carta aberta à população com detalhes sobre a manifestação. Os alunos acusam a reitoria da universidade de optar por decisões políticas que vão contra os interesses da comunidade acadêmica. Acusam o reitor João Grandino Rodas de implantar um projeto elitista de universidade, retirando o direito de participação estudantil. Para os estudantes, a política da atual reitoria é fechar cada vez mais a USP para ações na comunidade. Na carta aberta à população, os estudantes alegam que Rodas busca direcionar a universidade para fins privados.

 

PM – Novamente, a posição da Polícia Militar durante a desocupação da reitoria em São Paulo foi criticada pelos estudantes. Segundo os estudantes, a PM comete crimes e jamais prestará serviços de segurança à população. Para eles, a Polícia Militar não representa a democracia e está participando de um projeto para acabar com a liberdade dentro da universidade.

 

IMPRENSA – A imprensa também foi alvo de críticas pelos líderes do movimento estudantil. Na carta aberta, os estudantes acusam a imprensa de desviar o foco das discussões da universidade e distorcer os fatos.  “A imprensa passa a imagem que estudantes são baderneiros, arruaceiros. A mídia mente para a população”, afirmou um dos representantes do Caaso, que não quis se identificar.

 

{hwdvs-player}id=167|width=320|height=240{/hwdvs-player}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
39 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Fernando Santos
Fernando Santos
12 anos atrás

Muito melhor que a outra reportagem!! Ainda posso fazer criticas a esse texto, mas mesmo assim, muito mais imparcial.

Fernando Santos
Fernando Santos
12 anos atrás

Muito melhor que a outra reportagem!! Ainda posso fazer criticas a esse texto, mas mesmo assim, muito mais imparcial.

Alexandre IQSC
Alexandre IQSC
12 anos atrás

Sou aluno da USP São Carlos, do IQSC e não concordo com o que poucos estão fazendo com nossa universidade. É a grande minoria que faz toda essa bagunça. A PM é importante na sociedade e a Imprensa ajuda a construir a democracia.

Paula Pereira
Paula Pereira
12 anos atrás

Para mim um bando de desocupado, que deveria estar estudando e não fazendo a zona que fizeram, atrapalhando o trânsito da cidade.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
12 anos atrás

“A reação dos alunos da USP se deu por causa da matéria publicada no portal do Jornal Primeira Página”

Não sei nem o que comentar sobre isso senhor Jeferson, são várias coisas que motivaram a protesto, mas o Jornal Primeira Página não é nenhum deles! Sim, os alunos reclamaram da última matéria publica aqui, mas isso tá longe de ser motivo para alguma coisa

ALLAN
ALLAN
12 anos atrás

250 BABACAS ISTO É A VERDADE DOS FATOS

rose
rose
12 anos atrás

250 vagabundos

Tatiane
Tatiane
12 anos atrás

A imprensa ajuda a construir a democracia quando relata os fatos, não quando faz parecer uma discussão superficial MACONHEIROS X PM; a PM é importante sim, mas infelizmente não é sinônimo de segurança, alias foram os militares que já nos tomaram a democracia na época da ditadura e usaram de violência e opressão.

Victor Nascimento EESC
Victor Nascimento EESC
12 anos atrás

Bando de desocupado? É por isso que esse país está assim. Muitas coisas erradas acontecendo e ninguém faz nada, só assiste de camarote e reclama da situação ruim. É muito fácil chamar nós estudantes que estamos expondo nossa opinião, exigindo coisas para melhorar a nossa universidade e a nossa sociedade. E você já lutou por alguma coisa?
O jornal foi criticado sim por uma matéria feita totalmente parcial, a maconha foi citada 4 vezes sim na assembléia, mas todos a citaram justamente para frisar que a discussão não era sobre o seu consumo e sim de todas atitudes que o reitor toma sem consultar a sociedade. Sobre a bebida o bar NÃO VENDEU bebidas durante a assembléia, então não venha desmerecer a nossa assembléia que foi SIM um ato de democracia. Muito foi dito sobre a PM no campus, os estudantes não são contra a PM, só não a queremos no campus, sabemos que ela é de suma importância para a sociedade porém não é a melhor opção para uma universidade. Queremos sim um sistema de segurança MELHOR, uma guarda melhor treinada em maior efetivo. Por fim, gostaria de convidar a todos a lerem e participarem do debate, estudantes ou não isso é uma causa de todos. O reitor da Universidade de São Paulo vem a tempos tomando atos duvidosos. Comprou prédios sem consulta, gastando dinheiro PUBLICO em obras suspeitas, e está sendo investigado pelo ministério público. A faculdade de direito Lago São Francisco, uma das mais tradicionais do pais considerou o reitor “persona non grata”, os professores/pesquisadores apoiam a saída do reitor, será tudo isso é normal?
Será que usar 400 policias da tropa de choque, 2 helicópteros e a cavalaria para retirar 73 estudantes de uma reitoria não é um recado e demonstração de força?
Para ocupar a favela da rocinha domingo passado foram usados 1200 policiais, será que o efetivo usado foi coerente?

Tony Fonseca
Tony Fonseca
12 anos atrás

Um bando de bobinhos tentando se mostrar engajado. Se perguntar a metades deles qual é o representante dos alunos no Conselho Universitário, certamente mais de 80% nem vai saber. “fora PM” e “fora Rodas”… Meu colegas… se querem botar a cara na rua… segurar o megafone… façam por merecer. Vocês estão caindo no descrédito. Estamos com tantos problemas tão mais prementes. Virem Homens.

Rafa
Rafa
12 anos atrás

Vocês falam que o tema da maconha foi abordado em quatro falas mas esqueceram de mencionar que os esses alunos foram criticados por não manter o foco do que estava sendo debatendo e por abordar algo que não tem nada a ver com o movimento?
Não foi a toa a postura dos estudantes perante vocês hoje.

Francine
Francine
12 anos atrás

Alexandre, participou quem quis da manifestação; foram organizados vários debates e uma assembléia (na semana passada e nessa) sobre a situação toda, procure se informar, e caso não concorde, sua opinião é bem vinda. Estamos em paralisação justamente para discutir. Se você se interessar, as decisões da assembléia (determinadas por voto por cabeça, após debate) e o calendário das atividades estão no site http://mobilizacaocaaso.wordpress.com/
A passeata tinha permissão da prefeitura e contava com guardas de moto auxiliando no trânsito.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Paula,devemos priorizar o trânsito da cidade em vez de lutar pela democracia na universidade que a sociedade financia?

Pedro Lotfi - Eng. Ambiental
Pedro Lotfi - Eng. Ambiental
12 anos atrás

Caro Alexandre, ao mencionar que “É a grande minoria que faz toda essa bagunça” você comete um grande erro. Nós votamos essa paralisação com apoio de ampla maioria de uma assembléia de aproximadamente 1300 pessoas. Levando em conta o número de estudantes de graduação em São Carlos nós estamos LONGE de sermos uma minoria. Além disso, se manifestar não é atitude de aluno vagabundo que não estuda, mas sim em muitos casos de alunos COMPLETOS que não entendem a universidade somente como um ensino técnico mas também como um espaço de reflexão e questionamento.
Essa reportagem foi realmente mais imparcial que a outra.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Vira Critica? Como em “Discussão vira briga”, acho que não a critica já fazia parte da passeata os cartazes foram feitos antes dela começar, e ainda diz no texto “…voltou a atacar a PM…”, de repente o criticar virou atacar como se fosse um ato instintivo e irracional, tendencioso esse texto, não? Sabe o que é ética? Não é disciplina obrigatória no curso de jornalismo?

Irineuza
Irineuza
12 anos atrás

Sou moradora próxima a USP e quero deixar aqui o meu apelo ao Jornal, por favor, continuem mostrando a realidade desses maconheiros que se passam por estudantes, aonde já se viu proibir a Polícia Militar cuja função principal é zelar para o bem da população. Peço a ajuda de vocês que possuem o poder da palavra para nos representar, a sociedade, aquela que eles (USP) se dizem representantes. Obrigada

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Para quem brada por ai “250 bab*****” “vagabundos”.
Tolinhos, mal percebem que os grandes babacas dessa história são vocês, que sentados e criticando não compreendem que os problemas destes manifestantes são também seus problemas e que o dinheiro gasto na USP é SEU dinheiro, portanto qualquer defesa dos pilares básicos desta universidade (que com estes pilares é considerada uma das melhores do mundo) é de bem geral.
Se esforçar para continuar enxergando apenas um palmo à frente do rosto, com tanta informação abundando na internet é ser sim um enorme babaca. Não preocupar em se inteirar dos fatos, se esforçando em abaixar a cabeça, mantendo-se na inércia é, ai sim, ser um tremendo vagabundo.
Tony Fonseca, você, homem, faz por merecer sua crítica? Homem? Sua concepção de homem, que conscientemente foge de responsabilidades sociais, priorizando o individualismo, a acefalização das massas e consequentemente a manutenção deste sistema corrupto que tanto reclama é um contra-senso. É triste ver que um “Homem” não consegue enxergar a raiz, que nos mostra a correlação entre tais problemas e outros “tão mais prementes”. Precisa rever seus conceitos e quem sabe aí você faça por merecer a sua crítica, tão madura.

Victor/EESC/Engenharia Civil
Victor/EESC/Engenharia Civil
12 anos atrás

É ainda lamentável ter que ler opniões extremistas do genero “babacas”, “vagabundos”, “maconheiros” . Nós não estamos defendendo o uso da maconha. Não discutimos isso!

REPETINDO: A MACONHA NÃO TEM NADA HAVER COM NOSSO MOVIMENTO!!!!!!

Acho que ficou mau interpretada a frase “FORA PM”, nós queremos o fim do convênio da USP com a policia militar
.
Agora, ja que tocaram neste assunto, aposto que pra USP estar onde está ( entre as melhores do mundo), ESTUDANTES ajudaram a chegar! E ESTUDANTES lutam por ela! E quem achar que sou um rebelde sem causa, baderneiro, fiquem a vontade pra olhar meu aproveitamento no curso. Pode ficar tranquilo quanto a isso, estou revertendo muito bem o dinheiro público! João Grandino Rodas esta? Neste momento ele esta PISANDO em cima do DINHEIRO PÚLICO, mais precisamente em um tapete de 32 mil reais!
Minhas sinceras desculpas se atrasei você a sua depiladora, ou se tirei 10 min da sua vida na AV. São Carlos, enquanto protestava por esclarecimento e democracia com seu dinheiro, é, exatamente o seu dinheiro, aquele que você deu duro pra conseguir e que vai pra universidade que seu filho ou você poderá estudar!

Outra coisa, a partir do momento que estou residindo em São Carlos, considero-me um cidadão São Carlense também, quero segurança, quero ruas limpas, transito melhor. O que diferencia você “cidadão São Carlense” de mim? Paga imposto? Que bom, eu também!

Convido vocês, senhores “que julgam sem ver” a discutir nas assembléias do CAASO.

Estudantes lesados por este movimento, compareçam no CAASO e esponham suas idéias, cirem seu movimento contra o nosso já que vocês são a maioria!

Fábio Barbosa
Fábio Barbosa
12 anos atrás

Estudantes sem noção. vão atrapalhar o trânsito em suas cidades

Carla Rodrigues
Carla Rodrigues
12 anos atrás

mais uma vez a cidade é alvo desses estudantes baderneiros. A USP é séria, pena que alguns estudantes acabam manchando a imagem da instituição

Ana Paula Rodrigues
Ana Paula Rodrigues
12 anos atrás

Sou aluna da IFSC e não aceito o que o Caaso vem fazendo com a USP. Estão tentando transformar o USP São Carlos em um reduto político partidário. Um reduto de radicais. Não respeitam as instâncias. Acho que os estudantes que são contra as declarações do Caaso devem se manifestar urgentemente.

Paulo Abranches
Paulo Abranches
12 anos atrás

Estes estudantes são todos uns maconheiros… querem só baderna, veja só o TUSCA e suas mortes…

Scheila Melo
Scheila Melo
12 anos atrás

Baderneiros…. Sem noção.. Estudantes vem tomam São Carlos e querem dar de gostosos. Nós pagamos o estudo desses manés

Bruna Mattielo
Bruna Mattielo
12 anos atrás

Sra. Irineuza, eu sou estudante de arquitetura e passo quase 10 horas na faculdade. Eu estudo muito e não sou baderneira! E não, eu não fumo maconha!!!! Eu estava na passeata tentando proteger a universidade que a senhora também deveria proteger, já que parte dos impostos que a senhora paga, vai para ela!!!! No atual momento, está sendo utilizado para comprar tapetes de 32 mil reais para o reitor!
Como futura arquiteta que vou ser, eu tento entender como a cidade funciona para tentar melhorá-la para gente como a senhora, que não têm o menor interesse de saber do que estamos falando…INFORME-SE!!!!

Bruna Mattielo
Bruna Mattielo
12 anos atrás

Sra. Irineuza, eu sou estudante de arquitetura e passo quase 10 horas na faculdade. Eu estudo muito e não sou baderneira! E não, eu não fumo maconha!!!! Eu estava na passeata tentando proteger a universidade que a senhora também deveria proteger, já que parte dos impostos que a senhora paga, vai para ela!!!! No atual momento, está sendo utilizado para comprar tapetes de 32 mil reais para o reitor!
Como futura arquiteta que vou ser, eu tento entender como a cidade funciona para tentar melhorá-la para gente como a senhora, que não têm o menor interesse de saber do que estamos falando…INFORME-SE!!!!

Dani Albuquerque
12 anos atrás

Esses “estudantes” atrapalharam meu trânsito (me atrasei para depiladora), estava passando de carro quando vi a baderna em frente ao querido 1ª Página, um jornal correto e de grande prestígio na comunidade Sancarlense.
Se eles não sabem a última reportagem teve recorde de comentários, mais de 70, um marco para nosso jornal desse tamanho e importância.
Obrigada aos jornalistas pela matéria mais uma verdadeira e imparcial

Angela Oliveira
Angela Oliveira
12 anos atrás

Todos nós sabemos que as festas do Caaso tem consumo de alcool e drogas. Todos nós sabemos que há uma minoria de alunos radicais, ligados a partidos políticos e ideologias ultrapassadas, que tentam manipular os outros. Todos nós sabemos que dentro da USP a questão do consumo de alcool e drogas virou caso de saúde pública. Todos nós sabemos que a passeata de ontem em nada resolve os problemas da USP. Todos nós sabemos que o ataque a Imprensa e a PM, mostra muito bem a ideologia radical de uns poucos que manipulam muitos.
Alunos, ao invés de criar situações de pertubação da universidade e da cidade de São Carlos, estudem e voltem logo para suas cidades de origem. Lá se quiserem quebrar tudo façam, mas respeitem as pessoas da cidade que vcs foram recebidos.

Bárbara
Bárbara
12 anos atrás

Apenas uma correção, o correto é Centro Acadêmico Armando DE SALLES OLIVEIRA.
E essas são 250 pessoas que um dia farão a diferença por esse país, ao contrário daqueles que não defendem suas idéias, não lutam pelo que querem.
Cade a pró-atividade, atitude, que o mercado tanto procura? Será que essas características se manifestam apenas durante entrevistas de emprego?
Independente de posições, é isso o que falta; não vejo o pessoal que é contra os eixos dessa manifestação fazer alguma coisa concreta. Esses estudantes se organizaram, discutiram por semanas a respeito de tudo o que está acontecendo (em debates e assembléias abertos a todos), para que todos tivessem oportunidade de se informar e formar suas próprias opiniões à respeito do que se passa na USP. Não acho digno que aqueles, que não tem tanta convicção em suas idéias e preferem ficar navegando na internet ao invés de fazer alguma coisa significativa, os critiquem e rotulem.
Fora as generalizações.
Fora o conformismo.

Zoão
Zoão
12 anos atrás

Até o mundo mineral sabe que meia duzia de vagabundos lideram esses trouxas(massa de manobra) não deixe esses malandros tomarem conta de uma escola que sempre foi respeitada, reajam.

Cláudio Mascarenhas Filho
Cláudio Mascarenhas Filho
12 anos atrás

Estes estudantes, os radicais, são profissionais da universidade. Ficam lá estudantando por 4, 5 6 anos… depois vão para mestrado e doutorado, não pela competência, mas pq alguns docentes compactuam com o radicalismo e o profissionalismo estudantil.. ai mais 2, mais 4 anos…. comendo dinheiro público… é uma vergonha.
VAMOS PRIVATIZAR AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. FAZEM OS FILHINHOS DE PAPAI PAGAR PELOS SEUS ESTUDOS.

Victor/EESC/Engenharia Civil
Victor/EESC/Engenharia Civil
12 anos atrás

Cláudio Mascarenhas Filho, também convido você a ver o que o mestrado e doutorado tem oferecido para a cidade de São Carlos e todo Brasil! Fique a vontade:

http://www.saocarlos.usp.br/

Espero realmente que se interesse, em vez de somente julgar atrás de uma tela.

Os filhinhos de papai TEM DINHEIRO para pagar! E os que não tem? Ficam como? Como é possível pensar dessa maneira? Não da para ter um debate construtivo assim.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Sou a favor da pm no campus,mas ainda assim acho errado criticar de forma tão agressiva aqueles que vão a passeatas e reunioes para discutirem suas opnioes.Quando olhamos de fora ,acreditamos ser apenas baderna ou falta do que fazer ,mas tem gente muito seria la,pessoas que pensam antes de agir,procuram falar a ter que usar a força para se impor.Se nosso cotidiano é afetado por isso,nao seria esta a forma de percebemos o que esta acontecendo.
Bem se são a favor ou contra a estes movimentos não importa,desde que saibamos ouvir e respeitar o pensamento do proximo,e nao deixar nosso egoismo nos transformar em seres irracionais incapazez de argumentar sem ser apenas ferindo o outro.
Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia.

-Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
-Gandhi

Maria / Ufscar
Maria / Ufscar
12 anos atrás

Cláudio Mascarenhas Filho (como se auto-proclama)

Privatização é algo bom, porém nunca foi na educação ou você vê ensino secundário publico bom por todo lado?
O que difere você daqueles que danificaram uma estrutura publica se voce pretende destruir todo um sistema publico?

Não deixe que a sua falta de oportunidade e vontade afete aqueles que ainda tem esperança em fazer algo pelo Brasil! Pois até mesmo Harvard, uma das 5 melhores faculdades do mundo, esta em greve. Se mesmo assim acha que é melhor, mude-se para la! Sera bem melhor sem seus pensamentos aqui!

Jurandir Caromano Silva
Jurandir Caromano Silva
12 anos atrás

Olha não quero ser radical nos comentários, mas sabe não dá mais para aguentar esses universitários arruaceiros por aqui. Há um monte de estudantes do bem, que entendem a sua função de estudantes, mas estes baderneiros do Caaso merecem ser colocados atrás das grades. Eles atendam contra o bem comum, contra a moralidade e contra a boa universidade pública. CHEGA DOS LOUCOS DO CAASO.

André
André
12 anos atrás

Os estudantes não estão atacando a imprensa e sim a criticando por distorcer os fatos exatamente como se fez na matéria acima dos presentes comentários.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Caro Alexandre do IQSC, assista Cidadão Keane.
Gostaria de dizer também que não são todas as mídias que distorcem os fatos, não podemos generalizar, porém, infelizmente é um comportamento que tem se mostrado em muitas delas.
Obrigado, primeira página por informar ao povo de São Carlos os reais motivos da passeata, nos dois primeiro tópicos, porém, discordo da sua manchete. Houve críticas à mídia, porém não foi esse o principal observado na passeata.

Joyce (Unesp/Araraquara)
Joyce (Unesp/Araraquara)
12 anos atrás

O mais curioso de tudo que ocorreu e está ocorrendo na movimentação encabeçada pelo estudantes tem sido TAMBÉM a reação da sociedade como um todo. Analisar algumas críticas contra os estudantes é simplesmente deprimente. Gente que não tem percepção política alguma, que não procura se informar, brandando coisas horrorosas que nem o pior dos carrascos do regime militar teria pensado. Triste! Como uma sociedade democrática, ou dita como democrática, pode gerar tanto desejo por tirania, autoritarismo??? Cadê a capacidade de tentar OUVIR o outro, para tentar entender os seus anseios???? TERRÍVEL! A democracia, e, por tabela, todos nós perdemos com esse simplismo.

Joyce (Unesp/Araraquara)
Joyce (Unesp/Araraquara)
12 anos atrás

Meu, por que as pessoas querem desvalorizar as questões que os estudantes da usp estão levantando colocando esse lance do consumo das drogas e de bebidas alcóolicas? Que puritanismo barato é esse que está assolando essa sociedade? Puritanismo embebido de HIPOCRISIA, claro. Dane-se se eu ou quem quer que seja consuma ou não drogas, álcool e o diabo nesse país, mas a questão é: me diga onde mais rolam drogas! Me diga onde rola álcool!! Só na usp? Estudantes de 13, 14 anos caem bêbados. Acho legal? Não. Concordo? Menos ainda!!! O foco do consumo nacional de drogas e bebidas é a usp, agora? Tudo que o movimento estudantil uspiano tematizar não terá valor porque lá tem drogas e TOOOOODOS são drogados e bêbados? RI-DÍ-CU-LO. A questão é: POR QUE COLOCAR ISSO ACIMA DE QUALQUER QUESTÃO DO QUE ELES ESTÃO TENTANDO DEBATER??? Existe um reitor corrupto pra caramba na jogada E A EDUCAÇÃO HÁ TEMPOS CARECE DE DISCUSSÕES MAIS SÉRIAS E SISTEMÁTICAS, porque todo mundo só se ocupa em metralhar e com argumentos tão pífios??? Dignidade, pelo menos. Precismos de um debate político de verdade. Não concorda com propostas políticas? Discuta outras propostas políticas, não com ataques baratos como tem sido feito.

henrique de oliveira
henrique de oliveira
12 anos atrás

O que se pode esperar de um reitor que era o terceiro da lista de tres , que o desgovernador de estado na época Zé bolinha escolheu , deveriam ter feito o barulho lá traz e não agora.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x