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Paulo Freire e a Dialogicidade na Educação será tema de live

A Lei brasileira número 12.612, criada em 2012, define Paulo Freire como o Patrono da Educação Brasileira

14/09/2021 16h08 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Paulo Freire e a Dialogicidade na Educação será tema de live Foto: Divulgação

No dia 17 de setembro, às 19h30, acontecerá no curso de Pedagogia da UNICEP a live “Paulo Freire e a Dialogicidade na Educação: caminhos para a superação da política de criminalização dos educadores”, com o Prof. Dr. João Tagliavini, em comemoração ao Centenário de Paulo Freire.

A coordenadora do curso de Pedagogia Presencial, Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Figueiredo Rebolho, explicou: “Este ano comemoramos o centenário do Educador Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), maior ícone educacional brasileiro e renomado internacionalmente, sempre esteve à frente do seu tempo e preocupado com questões educacionais, políticas e sociais. A Lei brasileira número 12.612, criada em 2012, define Paulo Freire como o Patrono da Educação Brasileira. A lei é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo educador ao longo da vida.”.

Segundo Ana, Paulo Freire era um dos maiores críticos da Educação Bancária, onde se tinha o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor dos conhecimentos transmitidos de maneira tradicional. O educador defendia que para se ensinar era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia, ou seja, o ato de ensinar precisa fazer sentido para o aluno. Professor e aluno eram vistos como iguais, condição primordial, na proposta de ensino baseada no diálogo e respeito. Desse modo, o educador é uma referência na Educação de Jovens e Adultos, através de sua proposta de alfabetização, inovadora para o contexto da década de 1960.

“Devemos homenageá-lo, neste centenário, devido a sua trajetória de vida acadêmica e sua importância nos campos educacionais e políticos. Em resumo, Paulo Freire foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias em 35 universidades brasileiras e estrangeiras. É considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa e é o escritor da terceira obra mais citada em trabalhos de Ciências Humanas do mundo: Pedagogia do oprimido, que foi traduzido em mais de 20 idiomas e, somente em inglês, já foram publicados mais de 500 mil exemplares.”, finalizou a coordenadora.

Para assistir à palestra acesse: https://bongo-sa.youseeu.com/sync-activity/invite/1780890/abf0c184b975ed4b81871d9097f8f479?lti-scope=d2l-resource-syncmeeting-list

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