19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisa alavanca crescimento de São Carlos

Pesquisa alavanca crescimento de São Carlos

16/01/2012 14h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pesquisa alavanca crescimento de São Carlos

A capital nacional da tecnologia. São Carlos recebeu essa denominação já há muitos anos, devido às universidades de qualidade e centros de desenvolvimento técnico conhecidos até no exterior. Falar de desenvolvimento tecnológico é falar dos pesquisadores. Milhares de jovens ingressam nas universidades da cidade a cada ano, e passam a desenvolver novas pesquisas e a engrossar as equipes envolvidas em projetos inovadores.

Esse grande contingente de novos universitários cria um novo grupo de moradores da cidade: os são-carlenses de coração. São indivíduos que vem para cá com o objetivo de estudar, e acabam adotando o município como “cidade de origem”. Segundo Rui Sintra, coordenador da assessoria de imprensa do Instituto de física de São Carlos (IFSC), isso ajuda a desenvolver a cidade. “Esses são os filhos adotivos daqui, que acabaram criando uma geração de pesquisadores excelentes que ajudam a movimentar o comércio e a criar uma nova perspectiva para a cidade”. E a força do âmbito acadêmico no município pode ser comprovada pelo número de doutores: um para cada 180 habitantes, enquanto a média nacional é de um a cada 5.423 habitantes.

E as inovações não ficam apenas dentro da universidade. “Há muitos exemplos de jovens que iniciaram pesquisas aqui e acabam ficando e montando suas próprias empresas”, afirma Rui. Mesmo quem opta por trabalhar apenas na universidade, desenvolve projetos que melhoram a qualidade de vida da população. É o caso da terapia fotodinâmica, desenvolvida por pesquisadores da USP. O procedimento, usado para tratar câncer de pele, não tem efeitos colaterais e já está sendo aplicado em centros médicos de todo o país. O livre-docenteem física EuclydesMaregaJúnior lembra que São Carlos tem histórico de inovações na área. “O Instituto tem uma tradição muito grande em óptica: alguns dos primeiros desenvolvimentos em relação a componentes ópticos foram feitos aqui”.  E ainda há muito a ser feito. “No futuro, pode ser descoberta uma forma da luz penetrar no corpo e auxiliar na cura de doenças como câncer, sem causar danos ao paciente”.

Outras áreas também estão sendo beneficiadas pelos pesquisadores. Na Ufscar, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Controle Biorracional de Insetos Pragas vem desenvolvendo a extração um óleo natural de combate a pragas, que tem potencial de inovar na área de inseticidas orgânicos. Até agora, ninguém havia conseguido realizar a extração sem que suas características principais fossem danificadas. Tal feito e mais outras tantas inovações desenvolvidas pelos pesquisadores são-carlenses de coração ajudam a desenvolver e a popularizar a cidade como centro tecnológico brasileiro. Ainda há muito o que ser descoberto, e São Carlos promete ser o campo para novos projetos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x