25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisa comprova dificuldade da 3ª idade com tecnologia

Pesquisa comprova dificuldade da 3ª idade com tecnologia

17/03/2012 09h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pesquisa comprova dificuldade da 3ª idade com tecnologia

Nos dias de hoje, podemos notar um grande número de usuários que aderem ao uso da Internet. Principalmente, na faixa etária de 40 a 59 anos, considerados pessoas com meia idade, e de idosos com idade superior a 60 anos. Assim, de acordo com uma pesquisa realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, esses usuários têm mais dificuldade na interação com a máquina.

“Esta é uma questão complexa, antes de uma pessoa de 40 a 65 anos usar o computador, tem o fator envelhecimento e, consequentemente, perda do cognitivo, visão, motora, etc. Fora também toda a parte cultural, educacional e histórica da pessoa. Estes fatores também alteram a forma de utilizar o computador. É possível fazer estas afirmações, após a leitura de trabalhos científicos de outros países”, explica Eduardo Pezutti, aluno de pós-graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC, da USP.

Ele afirma que a internet ainda é muito recente e vasta. “Acredito que no momento em que se busca entender como um grupo de pessoas utiliza o conteúdo ou serviço disponibilizado na web e tenta melhorar esta experiência de uso. Por exemplo, realizar mais rapidamente, com menor número de passos, com uma utilização menor do cognitivo (fácil aprendizagem)”, diz.

O objetivo de facilitar a vida digital dessas pessoas é realmente ajudá-las, pois cada vez mais o mundo pede que elas se atualizem. Como o caso da aposentada Rosa Lombardi, 62. “Tive que me atualizar no mundo dos computadores, senão meu emprego no banco teria sido prejudicado. No começo a gente se nega a aprender, mas depois vê que é fácil”.

Já Mauro Terra, 65, aposentado, se nega a aprender. “Meus filhos sempre tentam me ensinar e me falam da importância em aprender a manusear essas novas tecnologias. Mas para mim, não sinto falta de não saber”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x