19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisas irão avaliar impactos da Covid-19 no transporte urbano

Pesquisas irão avaliar impactos da Covid-19 no transporte urbano

Os trabalhos em andamento englobam duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado

01/12/2020 20h21 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Pesquisas irão avaliar impactos da Covid-19 no transporte urbano Foto: Pexels

Será que as pessoas utilizarão menos o transporte público após a pandemia? Boa parte das viagens ao trabalho serão substituídas por reuniões online? De que forma o aumento do uso da tecnologia durante a quarentena afetará os hábitos das pessoas depois que a Covid-19 estiver erradicada? Essas e outras perguntas deverão ser respondidas por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP ao longo dos próximos anos, período em que eles irão estudar possíveis mudanças de comportamento das pessoas em atividades que exigem locomoção.

Os trabalhos em andamento englobam duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, orientados pela professora Cira Souza Pitombo, do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da EESC. Segundo a docente, os resultados que serão obtidos nas pesquisas poderão ser importantes tanto para a sociedade como para os órgãos governamentais, principalmente se for comprovada a redução dos deslocamentos, em especial aqueles realizados com automóveis particulares: “Além de consolidar novas tendências como o teletrabalho, isso impactará a mobilidade, fazendo com que menos poluentes sejam lançados na atmosfera, gerando mais qualidade de vida, e podendo ocorrer um menor número de acidentes, por exemplo”, explica.

A especialista ressalta ainda que, após a pandemia, em caso de diminuição do uso de transporte público e aumento da utilização de aplicativos de transporte, haverá uma consequente queda na arrecadação municipal, o que poderá estimular os gestores responsáveis pelo serviço de ônibus a desenvolverem novas estratégias para atrair novamente os usuários. Por todos esses motivos, é fundamental investigar o quanto esse engajamento tecnológico “extra” que a população está experimentando, o qual mobiliza pessoas de todas as idades, irá afetar o comportamento individual no futuro.

Segundo a professora Cira, o maior desafio das pesquisas tem sido adaptá-las ao cenário no qual estamos vivendo, forçando, por exemplo, os pesquisadores a alterarem perguntas previamente estipuladas ou a mudarem as estratégias do estudo, de acordo com a evolução ou regressão da Covid-19: “Será preciso um planejamento dinâmico para capturar o comportamento das pessoas durante e depois da pandemia”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x