23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Petrobrás tem sala em departamento da UFSCar

Petrobrás tem sala em departamento da UFSCar

04/05/2013 14h44 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Petrobrás tem sala em departamento da UFSCar

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES) designou desde dezembro de 2010 um Ponto Focal responsável para o Estado de São Paulo, locado em sala Petrobras no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dr. Paulo Edson Lopes, há 30 anos na empresa, está lotado na gerência geral de Gestão Tecnológica do CENPES junto à gerência de Relacionamento com a Comunidade de Ciência & Tecnologia, explica:

“O CENPES criou, em 2004, as Redes Temáticas Petrobras – RTs, hoje cerca de 50, com a finalidade de se realizar projetos de pesquisas e desenvolvimentos (P&D) em parceria com as ICTs (universidades e institutos de pesquisa) visando atender os desafios tecnológicos da empresa. Desde então, há um aumento contínuo de investimentos em P&D em todo Brasil”. Segundo Dr. Lopes, há cerca de três anos, houve a necessidade de se decidir por pontos focais; “Com isso, definiu-se a partir de 2011 pontos focais para o Rio de Janeiro, para região Sul, para o norte-nordeste, para o Centro-Oeste, Minas e Espírito Santo e para o Estado de São Paulo”.

À frente do ponto focal do Estado desde o início, Dr. Paulo explica por que a escolha da cidade para instalação do posto avançado: “Por ser São Carlos uma região estratégica e central, facilitando toda a logística de integração, como também por ela ter um grande potencial de conhecimento científico e tecnológico reconhecido principalmente na UFSCar e na USP”.

Um outro fator para escolha da região, diz Dr. Lopes, é o fato de ela ser muito promissora, não apenas para desenvolvimento tecnológico, mas também em razão da existência de empresas inovadoras (ex-incubadas), três parques tecnológicos, indo para o quarto, e a futura cidade da energia/tecnologia.

Questionado sobre como os projetos são captados, ele explica: “Primeiramente, precisamos mostrar quais os atuais modelos de relacionamento da empresa para com os pesquisadores. E nessa apresentação explicitamos as redes temáticas e seus objetivos, e os pesquisadores podem se identificar com alguns destes temas. Como facilitador, após triagem prévia do assunto proposto, encaminha as propostas de projetos de P&D a cada gestor das RTs para avaliação de interesse ou não pela Petrobras. Caso o CENPES se interesse pela idéia da proposta para desenvolvimento conjunto, inicia-se uma segunda etapa de todo o planejamento para um convênio entre a ICT e o Centro. Esta parceria prevê investimentos em infra-estrutura (reformas/construção de laboratórios e compra de equipamentos): “Os equipamentos tem de ser no mínimo de padrão mundial, e as infra-estruturas de acordo com as designações das universidades, sendo que todo este investimento fica para a própria instituição continuar a capacitar novos pesquisadores”. Além dos resultados das pesquisas, diz Paulo, o objetivo é a qualificação das pessoas, incentivando os alunos a participarem de projetos de pesquisa, inclusive oferecendo bolsas de estudo junto aos projetos e o projeto que sair com uma nova empresa (novo CNPJ) ao término do convênio é considerado projeto nota 10, no incentivo ao empreendorismo nacional na mesma linha de atuação do tema de interesse Petrobras.”

A Petrobras já investiu milhões de reais em construção de laboratórios na USP e em vários departamentos da UFSCar, além das demais ICTs do estado de SP. Atualmente, um prédio com oito laboratórios está sendo construído na área norte da UFSCar. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x