25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pimentão lidera ranking no uso de agrotóxico

Pimentão lidera ranking no uso de agrotóxico

09/12/2011 08h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pimentão lidera ranking no uso de agrotóxico

Novamente a questão dos agrotóxicos em alimentos fica em evidência após divulgação de pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que apresentou um ranking com os alimentos que mais levam agrotóxicos. O pimentão foi o que mais apresentou amostras contaminadas por agrotóxico, ao todo, 90% delas.

O pimentão é um alimento mais delicado e o consumidor encontra mais de um tipo a venda, normalmente o verde, mais barato e comum, o vermelho e o amarelo. “O pimentão leva mais metais pesados para dar a aparência, estética e tamanho que estamos acostumados a ver nas redes de supermercado”, conta o produtor Luis Carlos Esteves que atua em uma horta orgânica localizada no bairro Cidade Aracy.

Segundo Luis, o pimentão leva em média 65 dias para produzir após o plantio. “Quando a gente planta sem agrotóxico, com proteção de flores, por exemplo, uma prática para que as pragas não ataquem o produto, a qualidade é diferente. Normalmente, o pimentão vai para a prateleira no pico de produção e por ser muito delicado a perda acaba sendo grande. Um dos motivos pelo preço ser alto e o uso exagerado de veneno”, comenta.

As amostras foram analisadas pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para), da Anvisa com base em amostras de 2010.

O morango e o pepino também lideram o ranking com 63% e 58% de amostras irregulares, respectivamente. Os problemas apresentados foram teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. A alface e a cenoura também apresentaram elevados índices de contaminação por agrotóxicos.

Segundo divulgação da própria Anvisa, o diretor da agência, Agenor Álvares, considera o resultado preocupante, já que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como desregulação endócrina e o câncer.

O produtor Luis, explica que no caso da produção orgânica é difícil dar o mesmo tamanho para o pimentão. “No caso do pimentão, não conseguimos dar aquele tamanho monstruoso que se vê nas prateleiras dos supermercados, mas conseguimos colher sem problema algum, sem nenhuma gota de veneno, mas ele tem um tamanho menor. Se encontrar um pimentão daqueles que parece que tem um quilo, não compre, certeza que esta carregado de agrotóxicos”, comenta.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x