26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > PM registra 839 acidentes com motos em 2011

PM registra 839 acidentes com motos em 2011

11/01/2012 11h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
PM registra 839 acidentes com motos em 2011

Dados divulgados pela Polícia Militar de São Carlos apontam que, ao longo de 2011, ocorreram 839 acidentes envolvendo motocicletas, o que representa um aumento de 4,35% em relação a 2010, no qual foram registradas 804 ocorrências.

No entanto, as estatísticas indicam um crescimento inferior ao aumento da frota deste tipo de veículo, pois, segundo registros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de motos na cidade em 2010 era de 22.052, enquanto em 2011 o número subiu para 23.954, o que equivale a um aumento de 6,45%. Proporcionalmente, portanto, não houve aumento no número de acidentes.

O motoboy Fernando de Oliveira mostra-se orgulhoso por nunca ter entrado em um veículo de resgate. Hoje aos 29 anos, dirige moto desde os 19 e trabalha há 5 anos para uma empresa na qual faz entrega de documentos. “Eu dirijo por mim e pelos outros, porque em questão de segundos, por uma pequena distração, eu posso estar no chão. Graças a Deus nunca sofri nenhum acidente, mas já tive muitos amigos que sim. Os motoristas não respeitam a gente, eles vêm em cima como se não existíssemos”, declara.

No entanto, muitos discordam e acreditam que os motoqueiros são quem estão cada vez mais abusados no trânsito. É o caso do estudante de publicidade Ernesto Padilha, que já atropelou um motociclista e alega negligência do outro condutor. “Eu estava na rua Dr.Paulo Pinheiro Werneck e o motoqueiro subia a rua Genésio Benjamin. Ele olhou somente para o lado direito, pois acredito que não soubesse que a rua era mão dupla e cruzou sem olhar para a esquerda, que era de onde eu vinha. Ele se machucou bastante, mas implorou para que eu não fizesse um boletim de ocorrência, pois não tinha habilitação e nem documentação do veículo, dizendo que pagaria o estrago feito na lataria do meu carro. No fim, não deu em nada”, relembra o estudante.

Visto que muitos acidentes acontecem devido a imprudência ou falta de atenção de condutores, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Transporte e Trânsito, lançou em maio de 2011 a campanha educativa “Motociclista: Valorize a Vida”.

A iniciativa teve como objetivo reduzir o número de acidentes com motos e conscientizar motociclistas e motoristas, além da própria população, sobre a importância do comportamento correto e seguro no trânsito. Blitz educativas e cursos de treinamento de pilotagem com segurança estiveram entre as medidas realizadas com o apoio de agentes de trânsito e da Polícia Militar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x