26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > População elege arte da Moeda Social

População elege arte da Moeda Social

21/04/2012 14h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
População elege arte da Moeda Social

Entre os dias 16 e 19 de abril, ocorreu no Distrito de Santa Eudóxia, a eleição para escolha da arte da Moeda Social Quilombo. Esta moeda social vai permitir que os moradores tenham descontos na compra de produtos dentro da comunidade e que possam pegar empréstimos no Banco Comunitário de Santa Eudóxia.

As cédulas Quilombos ($Q) serão impressas com valores de $Q 0,50, 1, 2, 5, 10, 20 e 50 Quilombos. A nova moeda será administrada pelo Banco Comunitário de Santa Eudóxia.

O nome da moeda Quilombo é a expressão da formação histórica do Distrito de Santa Eudóxia, que abrigou o maior quilombo do Estado de São Paulo, e no qual chegou a morar cerca de 4 mil escravos fugidos. Além disso, existe o rio Quilombo, que atravessa o distrito.

Até o momento, foram contratados 2 Agentes Comunitáriosem Finanças Solidáriase Desenvolvimento Local e, em breve, o prédio da Rodoviária de Santa Eudóxia será ampliado para poder abrigar o Banco Comunitário.

Os agentes contratados estarão visitando o comércio local para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Além de realizar o trabalho de “câmbio”, isto é, a troca de reais por Quilombo, o Banco Comunitário terá uma linha de crédito para pequenos empreendedores, com o intuito de promover a geração de trabalho e renda naquele distrito.

Por meio da moeda social Quilombo os moradores poderão trocar os seus reais (R$) pela moeda Quilombo ($Q), e a moeda só poderá ser utilizada no Distrito de Santa Eudóxia.

O Banco Comunitário de Santa Eudóxia é parceiro do Instituto Palmas (criador da metodologia dos bancos comunitários, gestor do primeiro Banco Comunitário do país  – Palmas – e entidade de suporte em âmbito nacional), do Programa de Apoio às Finanças Solidárias, por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do NESOL (Núcleo de Economia Solidária) da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação de Moradores daquela região.

A adequação do prédio da rodoviária, local onde funcionará o banco tem o apoio da Prohab. Essa é mais uma iniciativa da política pública da Economia Solidária no município.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x