25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > População entre 56 e 57 anos será vacinada contra a Covid-19 a partir desta terça-feira,15

População entre 56 e 57 anos será vacinada contra a Covid-19 a partir desta terça-feira,15

Cronograma atual já conta com a vacinação de profissionais da educação básica de 18 a 44 anos

14/06/2021 18h46 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
População entre 56 e 57 anos será vacinada contra a Covid-19 a partir desta terça-feira,15 Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

A prefeitura dará continuidade à vacinação contra a Covid-19 das pessoas sem comorbidades entre 56 e 57 anos, a partir desta terça-feira, 15, segundo informação do secretário de Saúde de São Carlos (SP), Marcos Palermo. A expectativa é de que cerca de 9 mil pessoas estejam neste grupo para imunização.

O cronograma atual já conta com a vacinação de profissionais da educação básica de 18 a 44 anos e de pessoas com ou sem comorbidades de 58 e 59 anos, bem como das demais pessoas de grupos anteriores que ainda não foram imunizadas.

Contudo, São Carlos depende do envio de nova remessa de lotes de vacina pelo Estado para progredir no cronograma de vacinação contra a Covid-19 nas faixas etárias abaixo de 56 anos.

O governador João Doria anunciou neste domingo, 13, que toda a população adulta dos 645 municípios de São Paulo deverá estar vacinada contra a COVID-19 até 15 de setembro, antecipando em 33 dias a estimativa de conclusão do cronograma anterior. Com o novo calendário, pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda neste mês.

“Pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos que seriam vacinadas apenas no mês de julho agora serão vacinadas em junho. Isso é fruto de trabalho planejamento e logística do sistema de saúde pública de São Paulo. É uma vitória do trabalho e da ciência, de respeito à saúde e à vida e senso de urgência para proteger vidas. A vacina vai vencer o vírus, a saúde vai vencer o negacionismo e nós, aqui em São Paulo, estamos ao lado da ciência, da saúde e da vida”, declarou o governador.

Com a antecipação em 33 dias, a Prefeitura de São Carlos (SP) estima vacinar contra a Covid-19, pelo menos com a primeira dose, 180 mil pessoas até o início setembro, o que corresponde a 70% da população da cidade.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Para melhor atender todos que já podem ser imunizados, e quem precisa tomar a segunda dose, a Secretaria de Saúde fez uma divisão de grupos por locais de vacinação.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – As UBS do Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia ou São José as equipes estarão vacinando as gestantes com 18 anos ou mais (apresentar Carteira de Gestante), puérperas (até 45 dias pós parto) com 18 anos ou mais (apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento), pessoas com comorbidades  com 18 anos ou mais  (relatório médico) professores de 18 a 44 anos (levar QRCode impresso) e as pessoas que devem tomar a segunda dose da CORONAVAC (levar carteira de vacinação da primeira dose). O horário de vacinação nas unidades é das 9 às 15 horas de segunda a sexta-feira.

DRIVE-THRU – Nos postos volantes com sistema drive-thru na FESC, Vila Nery e estádio Luisão serão imunizados professores com 45 ou mais (levar QRCode impresso), pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual)  com 18 anos ou mais (apresentar laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público); pessoas com 56 e 57 anos sem comorbidades (documentos com foto e CPF);  profissionais de saúde (com carta liberação da VIGEP e documento com foto e CPF); motoristas e cobradores do transporte coletivo (levar QRcode impresso e documento com foto e CPF);  idosos (cadastro e documento com foto e CPF) e as pessoas que devem tomar a segunda dose da Astrazeneca (levar carteira de vacinação da primeira dose). Os postos volantes também vão atender de segunda a sexta das 9 às 15 horas.

CADASTRO ONLINE

Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades).

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.

Quem faz parte do Programa de Saúde de Família deve agendar a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) que possui cadastro.

De acordo com Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, essas mudanças foram necessárias já que no momento a cidade recebe vacinas de três laboratórios: Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. “Vale lembrar que as vacinas são aplicadas de acordo com a ampliação dos grupos prioritários e com o recebimento das doses. Os lotes de doses das vacinas vêm destinados conforme orientação do Governo do Estado”, esclarece a diretora.

FALTOSOS – Porém, a Prefeitura registrou 900 pessoas que até o momento não foram receber a segunda dose da vacina. As unidades de saúde fazem a busca ativa ligando para essas pessoas, contudo, o número vem aumentando na cidade. “A imunização completa se dá com as duas doses. Por isso é importante que este grupo procure os postos de vacinação e finalize o processo”, afirmou Crislaine.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x