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Por conta de buracos, regular cambagem se torna procedimento frequente em oficinas

27/03/2012 10h04 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Por conta de buracos, regular cambagem se torna procedimento frequente em oficinas

Nem mesmo os esforços da Prefeitura de São Carlos em realizar serviços de reparos pontuais com caráter emergencial, operação popularmente conhecida como tapa-buracos, resolvem o problema malha viária do município. É disso que reclamam os motoristas que passam diariamente pela rua Dr. Paulino Botelho de Arruda Sampaio, entre as ruas S. Sebastião e a XV de novembro, onde há um buraco que está sem manutenção há mais de seis meses.

“Eles colocaram terra e acho que esqueceram do asfalto, porque desde o ano passado essa valeta está assim. Sem falar dos vários outros buracos que todo dia a gente tenta desviar para prejudicar menos o carro”, afirma uma mãe que deixava a filha na escola localizada na mesma rua. Desgaste e comprometimento da suspensão de veículos não são os únicos problemas gerados pelo trânsito em vias desniveladas ou que tenham buracos. Ajustar a cambagem do veículo também é um dos procedimentos frequentemente realizados em oficinas mecânicas.

De acordo com o alinhador do Boni Centro Automotivo, Marcos Paulo Periotto, cambagem é o ângulo de inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Ele explica que o valor desse ângulo será positivo quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo quando ela se inclinar para dentro. “Quando a cambagem não está de acordo com os valores originais do veículo, isso pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. O ângulo da roda pelo simples fato de a pessoa passar por um buraco pequeno. A cada 20 carros que consertamos, 15 têm problemas com cambagem, justamente porque passaram em algum buraco dos inúmeros que estão espalhados pela cidade”, afirma.

Segundo ele, muitas vezes o motorista só descobre que o ângulo de cambagem está fora dos valores originais do veículo quando ele realiza o alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus, que devem ser feitos a cada 5 mil quilômetros. “Mas quando o ângulo entre as rodas possuem mais de um grau de diferença, o motorista pode notar que o veículo está ´puxando` para algum lado e por isso ele traz antes. O custo do procedimento varia muito, mas veículo leve, em média, vai de R$80,00 a R$200,00, quando o carro é importado”, declara Periotto.

O alinhador da concessionária Javep, Elvis Luis Guilherme, ressalta desajustar a cambagem não é um processo tão simples. Ele afirma que a profundidade do buraco e a intensidade do impacto são dois fatores que influenciam diretamente no desvio da roda. “O buraco pode até não ser muito grande, mas bater várias vezes, por exemplo, também faz com que a roda perca suas medidas originais. Ajustar a cambagem é muito comum. Em torno de 15% dos veículos que eu atendo diariamente apresentam irregularidade na inclinação das rodas”, constata.

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