18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Poucas pessoas participam de manifestação do dia 11

Poucas pessoas participam de manifestação do dia 11

12/11/2011 11h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Poucas pessoas participam de manifestação do dia 11

Na tarde de ontem (11), um pequeno grupo se reuniu na Praça Coronel Salles para manifestar suas indignações com diversos acontecimentos recentes do Brasil e do mundo. Levando o nome de Ocupe As Ruas. Ocupe O Mundo – São Carlos, o evento discutiu questões como educação, Código Florestal Brasileiro, corrupção e democracia.

A divulgação para o evento aconteceu principalmente por meio da internet e teve como principal razão para sua realização, apoiar os cidadãos da Espanha, dos Estados Unidos, da Grécia, da Itália, do Chile e de outros países que realizam manifestações recentes.

Para o professor Ronaldo M. Gomes, a principal discussão para o evento realizado ontem foi a questão da democracia. “A grande questão pra gente é a democracia que, do ponto de vista da formalidade legal, a democracia brasileira é um estado de direito. Agora, do ponto de vista da essência da democracia, diálogo, participação, construção de significado e sentido, transformação, elementos da democracia que não temos presenciado na nossa vida e estamos aqui justamente para discutir a questão”, comenta.

Durante o evento os participantes distribuíram panfletos, conversaram com a população que transitava pelo local e elaboraram materiais com ajuda da própria população que foram levados para uma roda de discussão sobre os temas abordados.

Uma criança de 13 anos que passava pelo local, curiosa, parou e respondeu algumas questões para o grupo que trouxe mais reflexão para a discussão. Quando pergunta pela educação, ela respondeu: “A escola não está pronta para mim. Precisa de melhores condições, professores e materiais. A sala é muito cheia, sem conforto. O professor diz: não entendeu, problema seu”, completou a criança.

“Teoricamente vivemos numa democracia, mas numa democracia que a gente percebe que não é de verdade é apenas de faixada. A gente vota, mas não importa, o governo que entra vai implantar o mesmo governo”, desabafa Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x