18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prática de yoga traz bem estar físico e mental

Prática de yoga traz bem estar físico e mental

05/05/2012 10h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prática de yoga traz bem estar físico e mental

O objetivo primordial de praticar yoga é promover autoconhecimento e aprimoramento pessoal que são feitos por meio de técnicas corporais, respiratórias e meditativas. De acordo com a professora de yoga clássico, Sylvia Palumbo Scrocco, 44, “praticar yoga é descobrir e fortalecer sua própria identidade. É pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva. É quebrar e romper barreiras sociais. É também ser livre para agir. Enfim, é revelar a perfeição que existe nato em nós. Yoga não é teoria, é pura realização”.

O trabalho realizado no yoga é de uma constante concentração. Assim, as pessoas geralmente procuram para combater a ansiedade, problemas de má postura, inquietude e depressão. “Vim porque estou com depressão. Estava com dificuldade para dormir e muita ansiedade”, diz Clarissa Fullin Barco, 27.

Há um mês, Clarissa começou a praticar yoga e afirmou que em pouco tempo já está vendo os resultados práticos. “O yoga está me ajudando muito. Diminuiu minha ansiedade e melhorou o meu sono também”, afirma.

É importante salientar que ao fazer yoga a pessoa deve se permitir mudar, fazer autotransformação de si, quebrando condicionamentos e hábitos antigos. “O yoga promove autoanálise e os alunos acabam se deparando com suas questões íntimas, melhorando assim esses sintomas psicossomáticos”, diz Sylvia.

A parte que trabalha a respiração é considerada uma das mais importantes. Tem uma função muito parecida com a psicanálise de aflorar o inconsciente e incitar uma reforma íntima. “Além de trazer o aluno para o presente, trabalhando éticas (nyamas) como contentamento ou satisfação (santosha), autoentrega (íshwara, pranidhána), desapego (aparigráha), autoestudo (swádhyáya) e tapas (autossuperação)”, explica Sylvia.

Muitas pessoas escolhem o yoga para ter autoconhecimento, como é o caso de Bernadete Maia, 29, que há praticamente um ano faz yoga. “A prática tem me ajudado a lidar com várias esferas da minha vida. Comecei a ter energia para trabalhar e me relacionar com as pessoas”.

Bernadete diz ter resultados de bem estar físico que é consequência de todo um trabalho mental. “Estava me sentindo muito sedentária, então escolhi o yoga, dessa maneira, trabalho meu corpo e a mente”.

YOGA OU IOGA? – A professora Sylvia explica a pronúncia correta é Yoga, que tem origem no Sânscrito e é uma palavra masculina. “No sânscrito não existe o ‘o’ aberto. E existe também uma junção das letras y e o que não se separam na pronúncia. O acento circunflexo (na letra o), apenas é utilizado para reforçar a grafia, promovendo uma pronúncia correta”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x