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Praticar caminhada exige alguns cuidados

30/04/2012 16h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Praticar caminhada exige alguns cuidados

Apesar de poucos, a caminhada pode apresentar alguns riscos à saúde do praticante. A falta de acompanhamento médico e o exagero no ritmo da caminhada podem ocasionar problemas cardiovasculares. Além de manter um ritmo cardíaco que não ultrapasse 80% da freqüência normal, escolher um tênis adequado também é fundamental para evitar lesões nos músculos, tendões e articulações.

De acordo com a educadora física Lívia Cruz, o trabalho físico deve ser feito em um período longo e o ritmo da caminhada, aumentando de acordo com os progressos da resistência física de cada indivíduo e nunca ultrapassando os limites do corpo. “Usar roupas leves, beber líquido antes, durante e depois do exercício físico são medidas fundamentais. Alimentar-se antes da caminhada também é necessária, porém é recomendável evitar alimentos que pesem no estômago, dando preferência às frutas, sucos e vitaminas”, orienta.

Cruz salienta que uma pessoa sedentária, ou seja, que nunca praticou exercícios ou não costuma praticá-los, não deve, por exemplo, começar uma caminhada de ritmo intenso, correr ou a fazer qualquer exercício de maior impacto. “São atividades exigem preparação, treinamento e condicionamento físico, não adianta acordar um dia e pensar: ´hoje vou caminhar 5km em 60 minutos`. Além disso, é preciso alongar antes da atividade física, porque isso evita que a pessoa fique com dores musculares”, destaca a educadora física.

Já a fisioterapeuta Camila Cattani alerta para o uso do tênis adequado, o que diminuirá o impacto da pisada e evitará também possíveis fraturas por estresse no osso ou lesões nos músculos e tendões. “O ideal seria que, para realizar uma boa caminha e sem prejuízos à saúde, o praticante realizasse um exame denominado biomecânica do pé, no qual é analisada a maneira que a pessoa pisa, ou seja, se é neutra, para fora ou para dentro. E, a partir desse resultado, buscar o tênis apropriado”, ressalta.

Segundo ela, antes de caminhar ou realizar qualquer atividade física, é necessário que haja orientação médica, além de uma avaliação de joelhos e tornozelos. O caminhante também deve estar atento ao local onde realiza a prática física, já que a caminhada deve ser feita em pista plana, visto que desníveis podem trazer desestabilização articular e comprometimento na coluna vertebral. “Para quem está começando, caminhar na esteira é melhor, pois é mais fácil de controlar o ritmo, já que além da superfície plana, o próprio aparelho já tem um sistema que amortece melhor a pisada. Ainda assim, reforço a necessidade de usar tênis com amortecedores no calcanhar ”, finaliza a fisioterapeuta.

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