24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prazo para sacar o PIS/Pasep encerra-se no próximo dia 29

Prazo para sacar o PIS/Pasep encerra-se no próximo dia 29

09/06/2012 09h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prazo para sacar o PIS/Pasep encerra-se no próximo dia 29

Os trabalhadores que tiverem o direito do PIS/PASEP (Programa de Integração Social) referentes ao calendário 2011 tem até dia 29 de junho para retirá-lo em qualquer agência da CAIXA.

A Caixa Econômica Federal já pagou R$ 9,6 bilhões em benefícios do PIS para 29 milhões de trabalhadores. Desde o início do calendário, em agosto do ano passado, o abono salarial foi retirado por 16,7 milhões de trabalhadores, o que corresponde a 95% destes benefícios identificados para o período. Mas 870 mil abonos salariais não foram retirados e, caso o trabalhador perca o prazo, perde o direito do beneficio e o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Abono Salarial é um benefício anual pago aos trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP, até 2006, sendo assim que tenha no mínimo cinco anos de cadastro, e que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono salarial atual é de até R$ 622,00.

Há também os Rendimentos do PIS, que dá direito a saque aos trabalhadores que foram cadastrados até 04/10/1988, e que tenham saldo de quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do Abono Salarial.

De Rendimentos já foram sacados por 13,1 milhões de trabalhadores, valor que corresponde a 47,4% dos benefícios identificados. Os valores de rendimentos não retirados são automaticamente incorporados ao saldo de quotas, que podem ser sacadas nos casos previstos em lei.

É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, em uma agência da CAIXA.

Os beneficiários que ainda não sacaram o benefício podem consultar e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 726 0101, pelo site da CAIXA ou via celular, o cadastramento também é feito pelo site.

Os trabalhadores podem retirar o abono salarial com o Cartão do Cidadão e a senha, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, inclusive em finais de semana. Quem não tem o Cartão, deve procurar uma agência da CAIXA, levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x