18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pré-Olímpico aquece em 25% setor hoteleiro

Pré-Olímpico aquece em 25% setor hoteleiro

14/12/2011 12h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pré-Olímpico aquece em 25% setor hoteleiro

Na manhã desta segunda-feira (12), o anúncio do prefeito Oswaldo Barba de que São Carlos vai sediar o Pré-Olímpico Sul-Americano de Vôlei Feminino em 2012 trouxe visibilidade nacional e internacional para a cidade. Ao mesmo tempo em que ser palco de um evento deste porte é uma vitória, a responsabilidade também é grande. A questão agora é saber se, de fato, estamos preparados para assumi-la.

O assessor de Relações Institucionais e Internacionais, Emiliano Saran Azevedo, garante que, devido aos bons resultados obtidos com o Grand Prix de vôlei feminino em2010, acidade está preparada para receber um acontecimento como tal. “São Carlos não só está preparada como está se preparando ainda mais, pois já temos três novos hotéis em construção e novos restaurantes que serão inaugurados na época do torneio. O Pré-Olímpico Sul-Americano de Vôlei Feminino vem para coroar a importância da cidade”, relata.

Segundo ele, hoje ainda não é possível mensurar em termos financeiros o quanto um evento deste porte irá beneficiar a cidade, no entanto, ele assegura que haverá um bom impacto na economia. “Esse peso, essa visibilidade que a cidade vem ganhando em nível nacional e internacional é algo imensurável, pois a velocidade com que as notícias se espalham na mídia hoje em dia faz com que essa divulgação de São Carlos seja um dos nossos grandes legados”, afirma.

A vinda de seleções, além da imprensa e de pessoas que queiram prestigiar o torneio, gera um movimento intenso no setor de serviços e transporte. Segmentos hoteleiros, gastronômicos ou comerciais, inevitavelmente terão aumento no fluxo de pessoas em seus estabelecimentos. Segundo Tiago Villani, gerente do Quality Hotel Anacã, a possibilidade de lotação do hotel que abrigar as seleções pode existir, no entanto, isso não deve ocorrer com todas as hospedarias. “A previsão é de que haja um aumento de 25% no setor hoteleiro”, estima.

No entanto, o professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar Luiz Fernando Paulillo salienta que a análise que pode estimar os efeitos diretos e indiretos desses tipos de eventos na economia muitas vez mostram que os efeitos multiplicadores obtidos superestimam os efeitos reais. “Não é possível apresentar um número absoluto de crescimento das transações comerciais. Mas é significativo para o varejo, que terá cerca de 8 mil pessoas animadas circulando pela cidade”, declara.

Analisar, portanto, o custo-benefício que um evento deste traz a São Carlos é uma tarefa complexa e, muitas vezes, as estimativas do impacto que ele causará à economia local estão supervaloradas. Ainda assim, Emiliano certifica: “a experiência com o Grand Prix deu certo. É claro que a cada novo evento, é uma nova história, mas essa também tem tudo para dar certo”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x